Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características demográficas e clínicas de crianças e adolescentes com anemia falciforme de um ambulatório de referência
Autor(es): Barbosa, Renata Maria Pereira Vieira
Primeiro Orientador: Ramos, Regina Terse Trindade
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Regina Terse Trindade
metadata.dc.contributor.referee2: Britto, Maria Margarida dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Batista, Cláudia Bacelar
Resumo: Características demográficas e clínicas de crianças e adolescentes com anemia falciforme de um ambulatório de referência. Introdução: A Anemia Falciforme (AF) é a doença hematológica hereditária mais comum no mundo e no Brasil, caracterizada por fenômenos vasoclusivos e hemólise contínua. É uma doença grave, que possui uma elevada mortalidade e quando não letal provoca alteração na qualidade de vida e no desenvolvimento social e físico dos seus portadores. Objetivo: Descrever as características demográficas e clínicas de uma amostra de crianças e adolescentes com anemia falciforme acompanhadas em um ambulatório de referência de um hospital universitário na cidade de Salvador–BA. Metodologia: Estudo de desenho observacional, descritivo e de corte transversal, envolvendo pacientes de seis a dezoito anos que se submeteram a tratamento clínico na Pneumologia Pediátrica. A entrevista foi realizada por meio de um questionário clínico aplicado aos responsáveis após explicação e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e do termo de assentimento. Utilizada estatística descritiva, teste t de student e Mann Whitney, ou teste Qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher (p≤0,05). Resultados: Incluídos 49 pacientes com anemia falciforme, 61,2% do sexo masculino e 98% declarados não brancos; idade média (± DP) 12,2 (± 3,2). Desses pacientes, 91,8% referiram já ter tido crises álgicas, 75,5% pneumonia, e, 69,4% síndrome torácica aguda. Vinte e quatro (49%) pacientes faziam uso de Hidroxiuréia e, quando comparados àqueles que não usavam, apresentam menores níveis de Desidrogenase lática sérica (LDH): 878,5 mg/dL (629,0-1246,0) vs. 51406,5 mg/dL (812,0-1754,5); (p=0,02). Conclusão: observou-se que a maioria dos pacientes era do sexo masculino, não-branco e relatou pelo menos um episódio de crise álgica, pneumonia ou Síndrome Torácica Aguda. Pacientes em uso de Hidroxiuréia possuíam mediana de LDH menor do que os pacientes que não usavam a medicação.
Palavras-chave: Anemia falciforme
Criança
Quadro clínico
laboratório
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: BARBOSA, Renata Maria Pereira Vieira. Características demográficas e clínicas de crianças e adolescentes com anemia falciforme de um ambulatório de referência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36224
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.