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Tipo: Tese
Título: O Rigor Groovado da Música Popular Expandida: Definindo um Modelo Compositivo
Título(s) alternativo(s): The Groovado Rigor of Expanded Popular Music: Defining a Compositional Model
Autor(es): Meirelles, Ataualba João Alves
Primeiro Orientador: Silva, Wellington Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Wellington Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Espinheira, Alexandre Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Paulo Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Jesus, Guilherme Maia de
metadata.dc.contributor.referee5: Carneiro, Pedro Antônio de Oliveira
Resumo: Esta tese pretende definir, explicar e questionar um modelo compositivo que se mostrou de forma pronunciada pela primeira vez no Brasil em 1980 com o lançamento do Álbum "Clara Crocodilo" de Arrigo Barnabé, o qual combina a vitalidade rítmica e interpretativa da Música Popular a processos compositivos de alguns dos segmentos da Música Erudita Contemporânea. Tal modelo, pertencendo à zona fronteiriça entre a Música Popular e a Música Erudita Contemporânea, se distingue da maioria das obras que habitam a mesma zona, pela marca do rigor na definição das alturas e durações por parte do compositor. Para esse estudo será necessário entender a formação de sua sonoridade a partir da inter-relação entre as peculiaridades próprias dessa música. Na ausência de algum rótulo a nomearemos de Música Popular Expandida (MPE). Após pesquisarmos sobre obras e compositores brasileiros que cabem nesse perfil, pretendemos discutir o como e o porque do seu surgimento levando em conta aspectos sociológicos, filosóficos e mercadológicos. Então avaliaremos se o modelo envolve elementos suficientes advindos da Música Popular a ponto de não ser conceituado como Música Erudita. Então observaremos os pormenores de algumas obras com essa sonoridade específica, revelando em detalhes as características que as tornam afim com nosso modelo em estudo. Por fim apresentarei uma composição própria – com memorial analítico/descritivo – criada durante a elaboração desta tese, com processos compositivos que conduzem à sonoridade típica da MPE.
Abstract: This thesis intends to define, explain and question a compositional model which showed itself in a pronounced way for the first time in Brazil in 1980 with the release of the Album "Clara Crocodilo" by Arrigo Barnabé, which combines the rhythmic and interpretive vitality of Popular Music with the compositional processes of some of the segments of Contemporary Classical Music. Such a model, belonging to the border area between Popular Music and Contemporary Classical Music, is distinguished from most of the works that inhabit the same area, due to the mark of rigor in the definition of heights and durations by the composer. For this study it will be necessary to understand the formation of its sound from the interrelation between the peculiarities of this music. In the absence of any label we will name it Expanded Popular Music (MPE). After researching Brazilian works and composers that fit this profile, we intend to discuss the how and why of their appearance, taking into account sociological, philosophical and market aspects. Then we will assess whether the model involves enough elements from Popular Music to the point of not being conceptualized as Classical Music. Then we will observe the details of some works with this specific sound, revealing in detail the characteristics that make them in line with our model under study. Finally, I will present a composition of my own – with an analytical/descriptive memorial – created during the preparation of this thesis, with compositional processes that lead to the typical sound of MPE.
Palavras-chave: Música Popular Urbana
Música Erudita Contemporânea
Serialismo
Arrigo Barnabé
Amaro Freitas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: ABNT
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36164
Data do documento: 5-Mai-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

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