Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeirelles, Ataualba João Alves-
dc.date.accessioned2022-10-18T14:36:13Z-
dc.date.available2022-10-18T14:36:13Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36164-
dc.description.abstractThis thesis intends to define, explain and question a compositional model which showed itself in a pronounced way for the first time in Brazil in 1980 with the release of the Album "Clara Crocodilo" by Arrigo Barnabé, which combines the rhythmic and interpretive vitality of Popular Music with the compositional processes of some of the segments of Contemporary Classical Music. Such a model, belonging to the border area between Popular Music and Contemporary Classical Music, is distinguished from most of the works that inhabit the same area, due to the mark of rigor in the definition of heights and durations by the composer. For this study it will be necessary to understand the formation of its sound from the interrelation between the peculiarities of this music. In the absence of any label we will name it Expanded Popular Music (MPE). After researching Brazilian works and composers that fit this profile, we intend to discuss the how and why of their appearance, taking into account sociological, philosophical and market aspects. Then we will assess whether the model involves enough elements from Popular Music to the point of not being conceptualized as Classical Music. Then we will observe the details of some works with this specific sound, revealing in detail the characteristics that make them in line with our model under study. Finally, I will present a composition of my own – with an analytical/descriptive memorial – created during the preparation of this thesis, with compositional processes that lead to the typical sound of MPE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMúsica Popular Urbanapt_BR
dc.subjectMúsica Erudita Contemporâneapt_BR
dc.subjectSerialismopt_BR
dc.subjectArrigo Barnabépt_BR
dc.subjectAmaro Freitaspt_BR
dc.subject.otherUrban Popular Musicpt_BR
dc.subject.otherContemporary Erudite Musicpt_BR
dc.subject.otherSerialismpt_BR
dc.subject.otherArrigo Barnabépt_BR
dc.subject.otherAmaro Freitaspt_BR
dc.titleO Rigor Groovado da Música Popular Expandida: Definindo um Modelo Compositivopt_BR
dc.title.alternativeThe Groovado Rigor of Expanded Popular Music: Defining a Compositional Modelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Wellington Gomes da-
dc.contributor.referee1Silva, Wellington Gomes da-
dc.contributor.referee2Espinheira, Alexandre Mascarenhas-
dc.contributor.referee3Lima, Paulo Costa-
dc.contributor.referee4Jesus, Guilherme Maia de-
dc.contributor.referee5Carneiro, Pedro Antônio de Oliveira-
dc.creator.ID0000-0002-8362-1843pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387835D8&tokenCaptchar=03AIIukziBwCzkYXkfLXIpkMlXjprtcbicpqT3hE12bfDV4ul_MiJj7XC5uUew04omSOAVytWdt6Q-CsQnwEEl0HyhLcTaooh9E_LltzcC4zNwQlf-MAyD6OezIsLwjA1TyIIp7PAZ5B-n4uFi9U7r5SqtxTVRbLte8Ab50mfkxgcxbzQQTEVNEGA42O_l_NGvEtJ-KUzqYcTOWr7oW0xp14qv5ruAs3mDJb7qJF3c8Zsft07nilxfMqGV6LrXCi3NfRxC9Ztn4WiqXBOg1yq5V0RVmkKc6aYnR-yiZQXXFicOcN93Dk9P4EpKONB9PqwQKvugULzTPuywX9aWtgB40O_oq-etgVaBM4Sn05VySKgBvHkL8rMYpv-SzMUE295Y2lumZJLP_CKA1zS_z25Bx2uTKJy2iYd0l9itMHWDYDrrUtgaTeUif_gheDZAAed9xMFqArsR2kzLAYV-CQaDDiYFisx_rtJuUHqFmsA2eY5Pe9ixTjABDE2YQa_gTN7ATakQlOTm4DQPD-AZIQWZgCNsORphVicPb_SKBapWXig2-dFMDim4tldUjcUnfgIG2zrMfdaNL_EEGw6tLxYTZZIdbYnMEtNgawpt_BR
dc.description.resumoEsta tese pretende definir, explicar e questionar um modelo compositivo que se mostrou de forma pronunciada pela primeira vez no Brasil em 1980 com o lançamento do Álbum "Clara Crocodilo" de Arrigo Barnabé, o qual combina a vitalidade rítmica e interpretativa da Música Popular a processos compositivos de alguns dos segmentos da Música Erudita Contemporânea. Tal modelo, pertencendo à zona fronteiriça entre a Música Popular e a Música Erudita Contemporânea, se distingue da maioria das obras que habitam a mesma zona, pela marca do rigor na definição das alturas e durações por parte do compositor. Para esse estudo será necessário entender a formação de sua sonoridade a partir da inter-relação entre as peculiaridades próprias dessa música. Na ausência de algum rótulo a nomearemos de Música Popular Expandida (MPE). Após pesquisarmos sobre obras e compositores brasileiros que cabem nesse perfil, pretendemos discutir o como e o porque do seu surgimento levando em conta aspectos sociológicos, filosóficos e mercadológicos. Então avaliaremos se o modelo envolve elementos suficientes advindos da Música Popular a ponto de não ser conceituado como Música Erudita. Então observaremos os pormenores de algumas obras com essa sonoridade específica, revelando em detalhes as características que as tornam afim com nosso modelo em estudo. Por fim apresentarei uma composição própria – com memorial analítico/descritivo – criada durante a elaboração desta tese, com processos compositivos que conduzem à sonoridade típica da MPE.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesALVES, Aline S. Marlos Nobre: variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica visando à interpretação. 2012. 229 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, 2012. ARANTES, Mariana Oliveira. Representação sonora da cultura jovem no Chile (1964-1970). Dissertação de Mestrado – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. São Paulo. 2009. BASTOS, Maria Clara. Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção. 234 f. Dissertação – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012. BERENDT, Joachim E. O jazz: do rag ao rock. São Paulo: Perspectiva, 1975. BIRRER, Frans. Definitions and research orientation: Do we need a definition of popular music? Popular Music Perspectives 2; papers from the Second International Conference on Popular Music Studies, Italy: Reggio Emilia, September 19-24, 1983. BRINDLE, Reginald Smith. Serial composition. London: Oxford University Press, 1966. CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1978. CARDOSO, Eduardo Schiavone. A metrópole na linha do baixo: Itamar Assumpção e a geografia da cidade de São Paulo. Espaço e Cultura, n. 25, p. 31-40, 2009. CASTRO, Gisela. Novas posturas de escuta na cultura contemporânea. Intexto, n. 10, p. 129-140, 2004. CAVAZOTTI, André. Processos seriais na música de Arrigo Barnabé: as oito canções do LP Clara Crocodilo. 1993. Dissertação de Mestrado em Música. Porto Alegre: UFRS. ___________, André. O serialismo e o atonalismo livre aportam na MPB: as canções do LP Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé. Per Musi, p. 5-15, 2000. COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. CORRÊA, Antenor Ferreira. Poliônimo: definição de alguns termos relativos aos procedimentos harmônicos pós-tonais. OPUS, v. 11, n. 1, p. 153-175, 2005. ________, Antenor Ferreira. Estruturações harmônicas pós-tonais. São Paulo: Editora da Unesp, 2006 a. ________, Antenor Ferreira. O sentido da análise musical. OPUS, v. 12, n. 1, p. 33-53, 2006 b. DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition. 3ª edição. Iowa: WM. C. Brown Company Publishers, 1975. DAMKE, Ciro. O CANTO DA SAUDADE EM MÚSICAS POPULARES ALEMÃS DA TERCEIRA IDADE. Línguas & Letras, v. 10, n. 18, p. 85–96, 2009. DE CAMARGO PIEDADE, Acácio Tadeu. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista eletrônica de musicologia, v. 11. 2007. DE MORAES, José Geraldo Vinci. Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil. ArtCultura, v. 8, n. 13, p. 117–133, 2006. DE OLIVEIRA, Laerte Fernandes. Em um porão de São Paulo: o Lira Paulistana e a produção alternativa. Annablume, 2002. DONATO, Dago. Como surgiu o Lira Paulistana. Website. Selo Sesc, 19 abr. 2019. Disponível em: <https://medium.com/zumbido/onde-a-m%C3%Basica-toca-6fcab60f486>. Acesso em 30 set. 2021. FALCÃO, Sidney. “Banda dos Contentes” (Polydor, 1976), Erasmo Carlos. Website. Blogspot, 28 mai. 2017. Disponível em: <https://discosessenciais.blogspot.com/2017/05/banda-dos-contentes-polydor-1976-erasmo.html>. Acesso em 12 dez. 2019. FENERICK, José Adriano. Outros fins e outros sons: a metrópole e a Vanguarda Paulista. Mneme-Revista de Humanidades, v. 4, n. 08, 2003. __________, José Adriano. A ditadura, a indústria fonográfica e os “Independentes” de São Paulo nos anos 70/80. Métis: história & cultura, v. 3, n. 6, 2004. __________, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band: uma colagem de sons e imagens. Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, ano V, n. 1, p. 1-21, 2008. __________, José Adriano. Arrigo Barnabé e o pop-rock nos anos 1980. Idéias, v. 8, n. 2, p. 13-32, 2017. FERRAZ, Ivan de Bruyn. Música como missão: experiência e expressão em Itamar Assumpção. Dissertação. Guarulhos: USP. 2013. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda; FERREIRA, Marina Baird. Míni Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2009. FERREIRA JUNIOR, Antonio Herci. Crise e vanguarda: Koellreutter entre o moderno e o contemporâneo. 129 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2018. FORTE, Allen. The structure of atonal music. Yale University Press, 1973. FRANCISCHINI, Alexandre. Autonomia e funcionalidade: algumas considerações deste binômio em música. In: Congresso da ANPPOM. 2009. FREIRE, Guilherme Araujo. A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 68, p. 122-144, 2017. FRITH, Simon. Popular Music: Music and society. [s.l.]: Psychology Press, 2004. GAVA, José Estevam. A linguagem harmônica da bossa nova. 1a ed. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2002. GRIFFITHS, P. The New Grove Dictionary of Music and Musicians: Macmillan Publishers, 1980. GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 2014. GUIMARÃES, Antonio Carlos Machado. A “nova música” popular de São Paulo. Dissertação. Universidade de Campinas, Campinas. 1985. HARA, Tony. Amizade e Criação: uma conversa entre Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Veredas – Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 1, p. 18-42, 2018. HARRIS, John; MUGGIATI, ROBERTO. DARK SIDE OF THE MOON, THE: OS BASTIDORES DA OBRA-PRIMA DO PINK FLOYD. Zahar, 2006. KIMIZUKA, Yuri Behr; TINÉ, Paulo. O Banquete musical d´ A Barca do Sol. Revista Per Musi, v. 2018, 2018. KRAMER, J. The Time of Music. New York: Schirmer Books, 1988. LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth-century music. 1st ed. New York: W.W. Norton, 1989. LEVY, Janet M. Texture as a sign in classic and early romantic music. Journal of the American Musicological Society, v. 35, n. 3, p. 482-531, 1982. LIMA, Paulo Costa. ‘Composicionalidade’ e trabalho cultural no movimento de composição da Bahia. A experiência musical: perspectivas teóricas, Série Congressos da TeMA, III, Edited by Ilza Nogueira and Valério Fiel da Costa. Salvador, UFBA, p. 36-59, 2019. MACHADO, Silas Rodrigues; DE FARIA, Fernando Mesquita. A construção do sentido no gênero canção: um estudo comparativo das canções cultura lira paulistana de Itamar Assumpção e Tiempo de Híbridos de Rodrigo González. Revista Língua&Literatura, v. 19, n. 34, p. 40-54, 2017. MELLO, Zuza Homem de. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Editora 34, 2008. NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica. 2002. NEDER, Álvaro. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. Per Musi, n. 22, p. 181–195, 2010. NERY, Emília Saraiva. DISCUTINDO A ARTE DE TOM ZÉ: NAS INCURSÕES PELA HERMENÊUTICA E ESTÉTICA. Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, v.10, p.19–37, 2013. PEREIRA, Sérgio. FIO, FORJANDO O. Antropofagia Musical Brasileira: O Fio que Não se Rompe. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História–ANPUH. São Paulo, 2011. PERLE, George. Twelve-tone tonality. Univ of California Press, 1996. PERRONE, Marcela. REFLEXÕES SOBRE MÚSICA POPULAR E ERUDITA PARA O ESTUDO DA FRONTEIRA. SIMPEMUS 5, p. 14–18. 2008 a. _________________. Música de Fronteiras. Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Salvador, Bahia, 2008 b. PINTO, Guilherme. Mostrar lo extraña que es la normalidad. Website. Entrevista con Philip Tagg, 12 Jul 2004. Disponível em: <http://tagg.org/articles/brechaivw0407.htm>. Acesso em: 27 out. 2019. ROCHA, Lygia Maria Silva. “Todo compositor brasileiro é um complexado” Anonimato e fama de Tom Zé na mídia impressa especializada. X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Blumenau, 2009. RODRIGUES, André Rocha. A cidade da Vanguarda Paulista. Revista Urutágua, n. 21, p. 14-23, 2010. RODRIGUEZ, Benito. NO CALOR DA OBRA: ENCONTROS COM A PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA Entrevista com Ferreira Gullar. Revista Letras, v. 55, p. 237 – 267, 2001. ROSÁRIO, Iberê Moreno et al. DODECAFONIA E POLÍTICA: O ÁLBUM TUBARÕES VOADORES E O CONTEXTO DA DITADURA. Jornadas Internacionais de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2013. SADIE, Stanley; LATHAM, Alison (Ed.). Dicionário Grove de Música: edição concisa. Jorge Zahar, 1994. SANTORO, Gene. Myself when I am real: the life and music of Charles Mingus. New York: Oxford University Press, 2000. SANTOS, Carlos RF. Uma investigação sobre os processos composicionais de Arrigo Barnabé no álbum "Gigante Negão". Dissertação. Unicamp, Campinas. 2018. SCARAMBONE, B. The Piano Works of Marlos Nobre. 2006. 151 f. Tese (Doctor of Musical Arts) – The Faculty of de Moores School of Music, University of Houston, Houston. 2006. SCHULLER, Gunther. O Velho jazz suas raízes e seu desenvolvimento musical. São Paulo: Cultrix, 1970. SHUKER, Roy. Vocabulário de Música Pop. Editora Hedra, 1999. SILVA, Rafael Cordeiro. Arte e reconciliação em Herbert Marcuse. Trans/Form/Ação, v. 28, n. 1, p. 29-48, 2005. SION, Roberto. A arte de arranjar e procedimentos usados no arranjo sinfônico para a canção Estrada Branca de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2015. SMETAK, Walter. Retorno ao futuro, ao espírito. Salvador, Bahia, Brasil: Associação dos amigos de Smetak, 1982. SOTUYO BLANCO, Pablo. Modelos pré-composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2003. SOUZA, Carla Delgado de. Entre práticas e discursos: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e o campo da música erudita brasileira pós 1980. Ciências Sociais Unisinos, v.53, n.3, p.467–477, 2017. STRAUS, Joseph Nathan. Introdução à teoria pós-tonal. São Paulo: Editora da Unesp, 2013. TINHORÃO, José Ramos; SOUZA, Alexandre Barbosa de. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 2010. TRALDI, Cesar Adriano. Estudo e performance de processos rítmicos do Século XX com Auxílio de dispositivos Eletrônicos. Revista Música Hodie, v. 14, n. 1, 2014. VITO RODRIGUES FALBO, Conrado. Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. 2009. VARGAS, Herom. As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970. Galaxia, n. 24, p. 279-291, 2012. WISNIK, José Miguel. ENTRE O ERUDITO E O POPULAR. Revista de História, v.0, n.157, p.55–72, 2007.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ataualba Meirelles - DEFINITIVA.pdfTese de Ataualba J. A. de Meirelles29,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.