Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150
Tipo: Dissertação
Título: Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
Autor(es): Mendes, Carla Bispo
Primeiro Orientador: Lepikson, Herman Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Lepikson, Herman Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira
metadata.dc.contributor.referee3: Passos, Francisco Uchoa
Resumo: O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente.
Abstract: Transportation of bulky loads in the Brazilian territory demands stiff planning due to cargo dimension and weight that trespasses what is permitted by law. Added to that, logic infrastructure has many problems, from bureaucratic issues to lack of maintenance on roads, ports and airports. Such problems can hinder transportation and, in difficult access locations, can make projects unfeasible due to high costs. Proposing airships for cargo transportation is not new, but it has been disregarded because of its existing technical limitations. Today, thanks to the latest technological advances, airships can prove to be a niche alternative for acting in niches in which logistics conditions are adverse to conventional transportation, where access ways are necessary due to cargo dimension or even route change or due to walkways and towers, which hinder transportation. Airships can be an intermediate solution between speed and cost, as well as the reduction of greenhouse gas emissions and minimal dependence of landing and loading/unloading infrastructure. This paper does a technical comparison between aircrafts and highway models. From these analyzes it is possible to conceive that airships can be a viable alternative both economically and technically.
Palavras-chave: Dirigível
Logística
Carga indivisível
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150
Data do documento: Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.