Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36101
Tipo: Tese
Título: A complexidade do ato de aprender a transver (pegar a visão) da pôtencia da imagem no coletivo criativo, sob a égide dos olhares poliperspectivados: da monovisão à polivisão (poliperspectivação)
Título(s) alternativo(s): The complexity of learning to see (catch the vision) the power of the image in the creative collective, under the aegis of polyperspectival looks: From monovision to polyvision (polyperspectivation)
La complejidad de aprender a ver (atrapar la visión) el poder de la imagen en el colectivo creativo, bajo la égida de las miradas poliperspectivas: De la monovisión a la polivisión (poliperspectivación)
Autor(es): Góes, Jaildon Jorge Amorim
Primeiro Orientador: Viana Neto, Joaquim Antônio Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Galeffi, Augusto Dante
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antônio Wilson Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, José Jackson Reis dos
metadata.dc.contributor.referee3: Galeffi, Augusto Dante
metadata.dc.contributor.referee4: Cardoso, Hugo Saba Pereira
metadata.dc.contributor.referee5: Viana Neto, Joaquim Antônio Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa visa compreender como os sujeitos aprendentes desta investigação desenvolvem uma proposta arte/educativa (artes visuais) na perspectiva da complexidade, no ato de aprender a ver a potência da imagem no coletivo criativo, sob a égide dos olhares poliperspectivados, a partir da criação, construção e difusão da cultura dos conhecimentos e saberes (imagéticos). O trabalho justifica-se pela necessidade de modelização/modelagem de uma proposta de ensino/aprendizagem em arte/educação (artes visuais) que acolha a complexidade e a diversidade da realidade, oportunizando aos sujeitos da pesquisa ‘criar juntos com’ uma abordagem mais interativa, participativa, colaborativa e inclusiva, condizente com as transformações do contexto contemporâneo da era telemática e das imagens e aprendessem a lidar com os regimes imagéticos e as suas engrenagens políticas opressoras, desumanizadoras, invisibilizadoras e impedidoras do desenvolvimento das suas potencialidades. Enquanto problema principal da pesquisa, observamos no meio de uma policrise multifacetária, a ausência de uma proposta arte/educativa (artes visuais) fundamentada no contexto da teoria da complexidade, em uma perspectiva coletiva, polilógica e transdisciplinar, que de fato, problematizasse a criação, construção, difusão e cultura dos conhecimentos imagéticos para contestar os regimes imagéticos, promotores do falseamento e da manipulação das informações, da fragmentação e do esvaziamento dos conhecimentos e da privação e da negação dos saberes. No campo metodológico, a pesquisa de abordagem quali/quanti, é de natureza polilógica; tem como base epistêmica, a teoria da complexidade e como base metodológica para dar conta do dinamismo do tema, a bricolagem, incluindo a pesquisa bibliográfica, sistêmica, participativa e colaborativa (cocriativa). Os resultados demonstram que o ato de aprender a ver a potência da imagem no coletivo criativo, sob a égide dos olhares poliperspectivados é um sistema complexo auto-(eco)-organizado porque é aberto, dinâmico, flexível, não-linear, emergente, interativo, participativo e colaborativo. Entretanto, pode-se concluir que este sistema arte/educativo (artes visuais) é libertador, emancipador e transformador porque oportuniza aos sujeitos aprendentes a contestação das opressões e da tirania dos regimes imagéticos, na busca pela compreensão de como podemos sentir, corporificar e pensar a potência da imagem na vivência coletiva, a partir da pluralização da visão e dos olhares, promotora do respeito à diversidade, inclusão e da transformação pessoal, sociocultural local e global e ambiental. Na primeira parte da tese, apresentamos o Complexus das Urdiduras da Tese, com o 1º Capítulo, denominado de ‘Complexus Introdutório’, especificando o arcabouço das informações que organizam e estruturam a pesquisa. A segunda parte, onde se inicia o Complexus das Tecituras da Tese, apresentamos o 2ª Capítulo, intitulado ‘Complexus Teórico’, contendo os conceitos, expressões e teorias que fundamentam a análise bibliográfica sistemática da pesquisa/tese; o 3ª Capítulo, denominado ‘Complexus Participativo, analisamos o contexto das experiências participativas (pesquisa participante e/ou investigação participativa), a partir da práxis das abordagens arte/educativas (artes visuais) no ato de aprender a ver a potência da imagem, pelo intermédio dos coletivos criativos sob a égide dos olhares poliperspectivados; o 4ª Capítulo, designado como ‘Complexus Auto-Organizado’, buscamos identificar a complexidade do ato de aprender a ver (pegar a visão) da potência da imagem pelo intermédio do coletivo criativo, sob a égide dos olhares poliperspectivados, na forma como os sujeitos aprendentes criam, constroem e difundem conhecimentos e saberes imagéticos, enquanto sistema complexo relacionado a auto-organização e o 5ª Capítulo, nomeado como ‘Complexus Colaborativo’, visamos apresentar a modelização/modelagem colaborativa da ideia de uma práxis arte/educativas (artes visuais) libertadora, emancipadora e transformadora, a partir das experiências com o ato de aprender a ver (pegar a visão) da potência da imagem por intermédio do coletivo criativo, sob a égide dos olhares poliperspectivados. A terceira parte, o Complexus do Acabamento da Tese, apresentamos ‘Complexus Conclusivo’, a partir do levantamento das principais conclusões nos capítulos da tese, e as considerações finais, aqui foram denominadas de ‘considerações inconclusas’, que acontece nesta perspectiva por conta dos fluxos, aberturas e modelagens que a teoria da complexidade proporcionou para esta investigação, além das referências utilizadas, apêndices e anexos da pesquisa/tese.
Abstract: This research aims to understand how the learning subjects of this investigation develop an art/educational proposal (visual arts) from the perspective of complexity, in the act of learning to see the power of the image in the creative collective, under the aegis of poly-perspectival looks, from the creation, construction and dissemination of the culture of (imagetic) knowledge and know-how. The work is justified by the need to model/shape a teaching/learning proposal in art/education (visual arts) that welcomes the complexity and diversity of reality, giving the research subjects the opportunity to 'create together with' a more interactive, participatory, collaborative and inclusive approach, consistent with the transformations of the contemporary context of the telematic and image era and learn to deal with the image regimes and their oppressive, dehumanizing, invisibilizing political gears that impede the development of their potentialities. As the main problem of the research, we observed in the midst of a multifaceted polycrisis, the absence of an art/educational proposal (visual arts) based on the context of complexity theory, in a collective, poly-logical and transdisciplinary perspective, which in fact, would problematize the creation, construction, dissemination and culture of imagetic knowledge to contest the imagetic regimes, promoters of the distortion and manipulation of information, fragmentation and emptying of knowledge and the deprivation and denial of knowledge. In the methodological field, the research of quali/quantitative approach, is of a poly-logical nature; it has as its epistemic basis, the complexity theory and as methodological basis to account for the dynamism of the theme, the bricolage, including bibliographic, systemic, participatory and collaborative (co-creative) research. The results show that the act of learning to see the power of the image in the creative collective, under the aegis of poly-perspectival gazes is a complex self-(eco)-organized system because it is open, dynamic, flexible, non-linear, emergent, interactive, participatory and collaborative. However, it can be concluded that this art/educational system (visual arts) is liberating, emancipating and transforming because it gives the opportunity to the learning subjects to contest the oppressions and the tyranny of the imagetic regimes, in the search for the understanding of how we can feel, embody and think the power of the image in the collective experience, from the pluralization of the vision and the looks, promoter of the respect to the diversity, inclusion and personal, local and global socio-cultural and environmental transformation. In the first part of the thesis, we present the Complexus of the Thesis Warps, with the first chapter, called 'Introductory Complexus', specifying the framework of information that organizes and structures the research. The second part, where the Complexus of the Weavings of the Thesis begins, presents the 2nd Chapter, entitled 'Theoretical Complexus', containing the concepts, expressions and theories that underpin the systematic bibliographic analysis of the research/thesis; The 3rd chapter, entitled 'Participatory Complexus', analyses the context of participatory experiences (participatory research and/or participatory investigation), from the praxis of art/educational approaches (visual arts) in the act of learning to see the power of the image, by means of creative collectives under the aegis of polyperspective looks; the 4th chapter, named 'Self-Organized Complexus', seeks to identify the complexity of the act of learning to see (catch the vision) of the image's potency through the creative collective, under the aegis of polyperspective gazes, in the way the learning subjects create, build and spread imagetic knowledge and know-how, as a complex system related to self-organization and the 5th chapter, named 'Collaborative Complexus', aims to present the collaborative modelling of the idea of a liberating, emancipating and transformative art/educational praxis (visual arts), from the experiences with the act of learning to see (catch the vision) of the image's potency through the creative collective, under the aegis of the polyperspectivated looks. The third part, the Complexus of Finishing the Thesis, presents the 'Concluding Complexus', from the survey of the main conclusions in the chapters of the thesis, and the final considerations, here called 'inconclusive considerations', which happens in this perspective because of the flows, openings and modeling that the complexity theory provided for this investigation, as well as the references used, appendices and annexes of the research/thesis.
Palavras-chave: Arte e educação
Processo de ensino-aprendizagem
Artes visuais
Imagem
Construção do Conhecimento
Aprendizagem Colaborativa
Difusão do Conhecimento
Criatividade
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas (EBA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36101
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.