Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36096
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise do desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras em discentes dos cursos do IFNMG
Autor(es): Caires, Antônio Pinheiro
Primeiro Orientador: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee1: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Alexandre José Alves da
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar as características comportamentais empreendedoras dos estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG. Os resultados encontrados foram comparados aos obtidos em outros estudos correlatos realizados sobre o tema em questão. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada com objetivo descritivo. A amostra foi coletada por meio de questionário, encaminhado via link aos discentes dos cursos técnicos e superior do IFNMG. Foi realizada a análise quantitativa das respostas obtidas e os resultados apontam que os estudantes possuem as dez características analisadas, sendo as mais proeminentes: Busca de Oportunidades, Iniciativa e Comprometimento. Com relação às características menos desenvolvidas nesse grupo pesquisado, observa-se: Persistência e Estabelecimento de Metas, entre alunos dos cursos técnicos, e Persistência e Correr Riscos Calculados, entre alunos dos cursos superiores. As pontuações obtidas na classificação das características comportamentais deste estudo apontam similaridades aos dados de outros estudos semelhantes a este. Por meio dos testes de hipóteses, CCEs versus períodos e correlação cruzada desses dados, analisou-se a capacidade do ensino do empreendedorismo em elevar as características comportamentais desses alunos. Os resultados demostraram uma correspondência positiva fraca e não significativa, o que demonstra indícios de que a Instituição de ensino não teria capacidade de elevar as características comportamentais empreendedoras dos seus discentes por meio do ensino do empreendedorismo. Um erro cometido na aplicação do instrumento utilizado na pesquisa, impossibilitou a coleta dos dados de três itens de duas dimensões: Planejamento e Poder, respectivamente, obrigando-se assim a adaptá-lo, para esse estudo. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e a revisão da forma como o ensino do empreendedorismo tem sido conduzido pelo IFNMG. É preciso que novas pesquisas, envolvendo discentes e docentes, sejam realizadas para acompanhar o desenvolvimento empreendedor desses estudantes.
Abstract: The main goal of this research is to identify and analyze the Entrepreneurial Behavior Characteristics (EBC) of Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG students. The results were compared to the findings of others correlated studies made about the subject in question. Regarding the nature, it is classified as an applied research with a descriptive purpose. The sample was collected through a questionnaire, sent via a link to IFNMG technical and higher education courses students. A quantitative analysis of the responses obtained was carried out and the results indicate that the students have the ten characteristics analyzed, the most prominent being: Pursuit of Opportunity, Initiative and Commitment. As for this researched group less developed characteristics, it is observed: Persistence and Goal Setting, among technical courses students, and Persistence and Taking Calculated Risks, among higher education courses students. The scores obtained in this study behavior characteristics classification showed similarities with data from other studies similar to this one. By means of hypothesis tests, EBC versus periods and cross-correlation of these data, the ability of teaching entrepreneurship to increase the behavioral characteristics of these students was analyzed. The results showed a weak and non-significant positive correspondence, which demonstrate that the educational institution would not be capable to raise the entrepreneurial behavior characteristics of its students through the teaching of entrepreneurship. A mistake committed in the application of the instrument used in the research made it impossible to collect data from three items of two dimensions: Planning and Power, respectively, thus forcing us to adapt it for this study. It is expected that the results will contribute to the discussion and review of the way in which entrepreneurship teaching has been conducted by the IFNMG. It is necessary that new researches, involving students and professors, be carried out to monitor the entrepreneurial development of these students.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Características Comportamentais Empreendedoras
Modelo de McClelland
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36096
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônio Pinheiro Caires.pdf833,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.