Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social
metadata.dc.creator: Silva, Anderson dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Ricardo Coutinho
metadata.dc.contributor.referee3: Moura, Bruno Alcantara Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Na sociedade contemporânea a gestão do conhecimento se tornou um aspecto importante para o desenvolvimento local devido a multiplicidades de formas e territórios nos quais o conheci- mento se apresenta. Um banco de dados de tecnologias sociais online poderá ser utilizado pelos gestores como ferramenta eficiente para gestão dos territórios nos aspectos políticos, econômi- cos, sociais e ambientais, à medida que agrega à gestão metodologias que contribuam para pro- mover a transformação social e, consequentemente, o empoderamento dos públicos aos quais essas tecnologias se destinam. O Banco de Tecnologias de Gestão Social possibilitará as orga- nizações adotantes, imbuídas em promover a inclusão social e desenvolvimento local, depositar as tecnologias de gestão social produzidas e consultar as pré-existentes, de forma a tornar o acesso e gestão desses conhecimentos e dessas metodologias mais eficiente, sejam estas insti- tuições do setor público, do setor privado, organizações da sociedade civil ou movimentos so- ciais. Elaborar uma ferramenta inovadora e replicável, a partir da aplicação de técnicas de ben- chmarking no banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, que permitisse arma- zenar, distribuir e utilizar o conhecimento produzido pelos mestrandos do Centro Interdiscipli- nar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/UFBA) foi o que motivou a elaboração dessa tecnologia de gestão social: Protótipo de Banco de Dados de Tecnologias Sociais. Para tanto, foram articulados os conceitos de tecnologias sociais, gestão social, marketing social e banco de dados, necessários para compreensão do produto final dessa dissertação, por estarem correlacionados na pesquisa.
Resumen : In contemporary society knowledge management has become an important aspect for local de- velopment due to the multiplicity of forms and territories in which knowledge presents itself. An online database of social technologies can be used by managers as an efficient tool for the management of territories in political, economic, social and environmental aspects, as it adds to management methodologies that contribute to promote social transformation and, conse- quently, the empowerment of the target audiences. The database of social management tech- nologies will allow adoptive organizations to promote social inclusion and local development, to deposit the social management technologies produced and to consult the pre-existing ones, in order to make access and management of this knowledge and of these methodologies more efficient, whether these institutions of the public sector, the private sector, civil society organi- zations or social movements. To develop an innovative and replicable tool, based on the appli- cation of benchmarking techniques in the Banco do Brasil Foundation's social technologies database, to allow the storage, distribution and use of the knowledge produced by the students of the Interdisciplinary Center for Social Development and Management of Federal University of Bahia (CIAGS / UFBA) was the reason for the development of this social management tech- nology: Prototype of Social Technologies Database. In order to do so, the concepts of social technologies, social management, social marketing and database were necessary to understand the final product of this dissertation, because they were correlated in the research.
Palabras clave : Tecnologias Sociais
Gestão Social
Marketing Social
Banco de Dados de Gestão Social
Benchmarking
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093
Fecha de publicación : 27-mar-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PDGS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.