Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36047
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aspectos técnico-interpretativos da colaboração pianística na execução de reduções orquestrais de concertos para instrumentos de metal
Otros títulos : Technical-interpretative aspects of collaborative piano in the performance of orchestral reduction of concerts for brass instruments
metadata.dc.creator: Moita, Maria Cecilia
metadata.dc.contributor.advisor1: Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Flavia Albano
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Elisama da Silva Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo, os relatórios finais e o produto final. O memorial, os relatórios finais e o produto final versam sobre o processo de gravação da redução orquestral para piano de concertos e obras de instrumentos de metal. O artigo, intitulado “Identidades paulistanas”, trata de um concerto realizado por esta autora na Casa Museu Ema Klabin e explora o processo de elaboração do repertório e os desafios de sua execução em um piano Érard centenário, demonstrando assim diferentes faces do pianista profissional e apresentando o trabalho autoral de uma pianista colaboradora e solista. As obras contidas no produto final foram selecionadas com base na análise do repertório pedido em editais de provas e concursos para instrumentos de metal, tanto no Brasil como no exterior. O objetivo principal do registro e discussão dessa prática é documentar o processo técnico-interpretativo e contribuir para a execução da redução orquestral no mais alto nível prático e artístico. Ademais, a observação dessa prática tem o potencial de otimizar os ensaios presenciais do instrumentista junto ao pianista.
Resumen : This final conclusion work presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the School of Music of Federal University of Bahia (UFBA) includes the memorial, the final reports, and the final product. These documents elucidate the recording process of orchestral reductions for piano of concerts and brass musical works. The article titled “Paulistanas Identities” describes a concert performed by this author at Ema Klabin Museum House and it explores the process of repertoire organization and the challenges involved in its performance on the centenary Érard Piano, showing multiple roles of the professional pianist and presenting an authorial work of a soloist and collaborative pianist. The musical pieces included in the final product have been selected based on the analysis of repertoire required in auditions for brass instruments, in Brazil and around the world. The main aim of recording and discussing about this practice is to register the interpretative and technical process and contribute to a high-level performance of orchestral reductions. Additionally, the observation of this practice may optimize rehearsals involving both instrumentalist and pianist.
Palabras clave : Instrumentos de metal. Concertos. Colaboração pianística. Compositores paulistanos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36047
Fecha de publicación : 7-jun-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
defesa_mestrado_cecilia_moita_final_rev1.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.