Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36034
Tipo: Dissertação
Título: Juventudes, música e o ensino médio na Rede Federal: estado da arte nos Anais dos Congressos Nacionais da ABEM de 2009 a 2019
Autor(es): Oliveira, Amós Weslley Gonçalves
Primeiro Orientador: Candusso, Flavia Maria Chiara
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Diana Santiago da
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Simone Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Eudes Oliveira
Resumo: Este trabalho se insere nos estudos da música e juventude no âmbito do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Percebendo que esta discussão precisa ser ampliada, apresento uma pesquisa enraizada metodologicamente no tipo estado da arte, que busca compreender as relações entre juventudes, música e ensino médio na Rede Federal a partir das comunicações encontradas nos Anais dos Congressos Nacionais da ABEM entre 2009 e 2019. No escopo teórico, são discutidas tensões e aproximações na trajetória da educação musical na educação básica brasileira (RADICETTI, 2010; QUEIROZ, 2014), questões conceituais sobre as juventudes, suas identidades e culturas (DAYRELL, 2005; ARROYO, 2014; PAIS 1990), reflexões acerca das juventudes e o ensino médio escolar (TOMAZETTI; SLICKMANN, 2016; DAYRELL; CARRANO, 2014) e discussões mais específicas referentes aos jovens e o ensino de música na RFEPCT (TRAJANO, 2016; AMARAL, 2021). Para análise dos dados, foram adotados procedimentos metodológicos que levantaram todos os trabalhos nos anais dos congressos nacionais da ABEM de 2009 a 2019, utilizando desde filtros mais amplos, que buscaram dados sobre a música na educação básica, até os mais objetivos para esta pesquisa, que são relativos à música e o ensino médio na RFEPCT. Foram analisados 1.603 trabalhos e, dentre estes, apenas 18 se relacionam com o objetivo maior desta pesquisa. Dentre os 59 trabalhos localizados que se relacionavam ao ensino médio de maneira geral, cerca de 30% foram provenientes da Rede Federal. A partir dos artigos localizados, foram realizados agrupamentos temáticos e discussões partindo de aproximações e articulações para sistematização de análise. Pelo levantamento, há poucos estudos sobre a música e as juventudes no ensino médio na Rede Federal, sendo que apenas três dedicaram-se a discutir esta temática especificamente. Compreende-se que as práticas pedagógico-musicais apresentadas, no que tange à Rede Federal, têm avançado, em algum grau, no sentido de perceber os saberes musicais dessas juventudes. Entretanto, os contextos e marcadores de vida e sociais desses sujeitos, nas mais diversas dimensões para além dos saberes musicais, não são apontados com muita ênfase.
Abstract: This research is contextualized in the studies of music and youth in the background of high school in the Federal System of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT). As this discussion needs to be expanded, I present a dissertation, methodologically rooted in the state-of-the-art model, whose aim is to understand the relations between youth, music and high school within the Federal System of Education. Papers of the Proceedings of ABEM national meetings since 2009 to 2019 were analyzed. In the theoretical scope, tensions and approximations in the trajectory of music education in Brazilian basic education are discussed (RADICETTI, 2010; QUEIROZ, 2014); conceptual questions about youths, their identities and cultures (DAYRELL, 2005; ARROYO, 2014; PAIS 1990); reflections about youth and high school education (TOMAZETTI; SLICKMANN, 2016; DAYRELL; CARRANO, 2014) and more specifically discussions regarding youth and music teaching at RFEPCT (TRAJANO, 2016; AMARAL, 2021). For data analysis, methodological procedures were adopted that raises all papers from national meetings of ABEM from 2009 to 2019, using broader filters that sought data on music in school to the most objective filters for this research, which are data related to music and high school in the RFEPCT. 1603 papers were analyzed and, among these, only 18 are related to the main objective of this research. Among the 59 studies located that were related to high school in general, about 30% came from the Federal System of Education. Based on the selected papers, thematic groupings and discussions were carried out based on approximations and articulations for analysis. Findings point out that there are few studies on music and youth in high school in the Federal System of Education, and only three dedicated to discussing this theme specifically. It is understood that the pedagogical-musical practices presented, regarding the Federal System, have advanced, somehow, perceiving the musical knowledge of these youths. However, the contexts and life and social markers of these subjects, in the most diverse dimensions beyond musical knowledge, are not pointed out with much emphasis.
Palavras-chave: Educação Musical
Juventudes
Ensino Médio
Rede Federal
Estado da Arte
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: OLIVEIRA, Amós. Juventudes, música e o ensino médio na Rede Federal: estado da arte nos Anais dos Congressos Nacionais da ABEM de 2009 a 2019. 2022. Orientadora: Flavia Candusso. 146f. il. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36034
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Amós - Versão corrigida e catalogada (26.08.22).pdfDissertação Amós - 20221,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.