Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36024
Tipo: Tese
Título: Ensino de violão através da internet: análise de dois vídeos instrucionais em um canal do youtube
Autor(es): Marques Júnior, Edgar Gomes
Primeiro Orientador: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Giann Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tais Dantas da
metadata.dc.contributor.referee4: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Perrone, Maria da Conceição Costa
Resumo: A presente Tese analisou as estratégias de ensino adotadas em dois vídeos instrucionais veiculados no canal Cifra Club Tv, do Youtube. A partir de instrumentos de análise específicos para obras audiovisuais, como a planificação, segmentação e descrição das imagens, as estratégias de ensino relativas à associação de imagens à palavras e execução musical foram descritas e analisadas à luz da Instrução Multimídia (MAYER, 2011). As análises revelaram que as estratégias de ensino adotadas normalmente para o ensino de instrumentos musicais independem das estratégias audiovisuais, mas as estratégias utilizadas para a associação de imagens com palavras e execução musical podem interferir positiva ou negativamente nas estratégias de ensino de instrumento.
Abstract: The present thesis analyzed the teaching strategies adopted in two instructional videos broadcast on Cifra Club Tv channel, from Youtube. From specific analysis tools for audiovisual works, such as image planning, segmentation and description, teaching strategies related to image association and words and musical performance were described and analyzed in the light of the Multimedia Instruction (MAYER, 2011). The analysis revealed the teaching strategies normally adopted for the teaching of musical instruments are independent of the audiovisual strategies, but the strategies used for the association of images with words and musical performance can interfere positively or negatively in the strategies of instrument teaching.
Palavras-chave: Ensino de Violão. Estratégias de ensino. Vídeo instrucional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36024
Data do documento: 30-Set-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.