Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marques Júnior, Edgar Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:41:15Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T14:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36024 | - |
dc.description.abstract | The present thesis analyzed the teaching strategies adopted in two instructional videos broadcast on Cifra Club Tv channel, from Youtube. From specific analysis tools for audiovisual works, such as image planning, segmentation and description, teaching strategies related to image association and words and musical performance were described and analyzed in the light of the Multimedia Instruction (MAYER, 2011). The analysis revealed the teaching strategies normally adopted for the teaching of musical instruments are independent of the audiovisual strategies, but the strategies used for the association of images with words and musical performance can interfere positively or negatively in the strategies of instrument teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Violão. Estratégias de ensino. Vídeo instrucional | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching Guitar. Teaching Strategies. Instructional Video. | pt_BR |
dc.title | Ensino de violão através da internet: análise de dois vídeos instrucionais em um canal do youtube | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Giann Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Tais Dantas da | - |
dc.contributor.referee4 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referee5 | Perrone, Maria da Conceição Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0398609184357737 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente Tese analisou as estratégias de ensino adotadas em dois vídeos instrucionais veiculados no canal Cifra Club Tv, do Youtube. A partir de instrumentos de análise específicos para obras audiovisuais, como a planificação, segmentação e descrição das imagens, as estratégias de ensino relativas à associação de imagens à palavras e execução musical foram descritas e analisadas à luz da Instrução Multimídia (MAYER, 2011). As análises revelaram que as estratégias de ensino adotadas normalmente para o ensino de instrumentos musicais independem das estratégias audiovisuais, mas as estratégias utilizadas para a associação de imagens com palavras e execução musical podem interferir positiva ou negativamente nas estratégias de ensino de instrumento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.