Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36019
Tipo: Dissertação
Título: A linguagem do violão Bossa Nova na obra de Aderbal Duarte: uma síntese de elementos essenciais com ênfase na condução rítmica
Título(s) alternativo(s): The language of the Bossa Nova guitar in the Work of Aderbal Duarte: a synthesis of essential elements with an emphasis on rhythmic conduction
Autor(es): Silva, Felipe Grimaldi Requião
Primeiro Orientador: Scott Junior, Rowney Archibald
metadata.dc.contributor.referee1: Robatto, Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Filho, Pedro Amorim
metadata.dc.contributor.referee3: Scott Junior, Rowney Archibald
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão Final é composto por: um Memorial Descritivo referente à minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM); um Artigo Científico sobre o tema da minha dissertação (O Violão Bossa Nova na Obra de Aderbal Duarte); uma descrição do Produto Final da pesquisa apresentado (EP Saravá Mestre Aderba!); e o Relatório de Práticas Profissionais Supervisionadas cursadas. Este trabalho justifica-se por cumprir o requisito para a obtenção do grau de Mestre em Música na área de Criação e Interpretação Musical, e tem como objetivo reunir e explorar as características essenciais do “violão bossa nova”, linguagem violonística e termo sintetizados pelo maestro, violonista, compositor, pesquisador e educador baiano, Aderbal Duarte. Tal linguagem tem como maior referência estética a obra do artista João Gilberto, bem como de outros violonistas brasileiros como Dilermando Reis e Baden Powell. Além do levantamento de informações biográficas do compositor, da descrição de elementos técnicos e estéticos essenciais, foram analisadas 4 obras autorais de Aderbal Duarte para violão solo dando ênfase à identificação das células rítmicas descritas pelo compositor como basilares nessa linguagem, bem como das suas variações e fragmentos manejadas criativamente na composição da condução rítmica ao violão. Este trabalho busca oferecer informações relevantes para violonistas, apreciadores do violão e da música popular brasileira, detalhando caminhos interpretativos bem sucedidos e fornecendo elementos para uma prática criativa potencialmente mais rica em termos de referências.
Abstract: This Final Conclusion Work is composed of: a Descriptive Memorial referring to my trajectory in the Professional Graduate Program in Music at UFBA (PPGPROM); a Scientific Article on the topic of my dissertation (The Bossa Nova Guitar in the Work of Aderbal Duarte); a description of the Final Product of the research presented (EP Saravá Mestre Aderba!); and the Report of Supervised Professional Practices attended. This work is justified by fulfilling the requirement to obtain a Master's degree in Music in the area of Musical Creation and Interpretation, and aims to gather and explore the essential characteristics of the "bossa nova guitar", guitar language and term synthesized by the maestro, guitarist, composer, researcher and educator from Bahia, Aderbal Duarte. This language has as its main aesthetic reference the work of the artist João Gilberto, as well as other Brazilian guitarists such as Dilermando Reis and Baden Powell. In addition to collecting biographical information about the composer, describing essential technical and aesthetic elements, 4 works by Aderbal Duarte for solo guitar will be analyzed, emphasizing the identification of the rhythmic cells described by the composer as fundamental in this language, as well as their variations and creatively handled fragments in the composition of the rhythmic guitar conduction. This work seeks to provide relevant information for guitarists, guitar lovers and Brazilian popular music lovers, detailing successful interpretive paths and providing elements for a potentially richer creative practice in terms of references.
Palavras-chave: Violão Popular Brasileiro
Bossa Nova
Aderbal Duarte
João Gilberto
células rítmicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Citação: SILVA, F.G.R. A linguagem do violão bossa nova na obra de Aderbal Duarte. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia - UFBA. 2022
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36019
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF_Felipe_Grimaldi_Final.pdf8,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.