Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Felipe Grimaldi Requião | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:27:09Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T14:27:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F.G.R. A linguagem do violão bossa nova na obra de Aderbal Duarte. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia - UFBA. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36019 | - |
dc.description.abstract | This Final Conclusion Work is composed of: a Descriptive Memorial referring to my trajectory in the Professional Graduate Program in Music at UFBA (PPGPROM); a Scientific Article on the topic of my dissertation (The Bossa Nova Guitar in the Work of Aderbal Duarte); a description of the Final Product of the research presented (EP Saravá Mestre Aderba!); and the Report of Supervised Professional Practices attended. This work is justified by fulfilling the requirement to obtain a Master's degree in Music in the area of Musical Creation and Interpretation, and aims to gather and explore the essential characteristics of the "bossa nova guitar", guitar language and term synthesized by the maestro, guitarist, composer, researcher and educator from Bahia, Aderbal Duarte. This language has as its main aesthetic reference the work of the artist João Gilberto, as well as other Brazilian guitarists such as Dilermando Reis and Baden Powell. In addition to collecting biographical information about the composer, describing essential technical and aesthetic elements, 4 works by Aderbal Duarte for solo guitar will be analyzed, emphasizing the identification of the rhythmic cells described by the composer as fundamental in this language, as well as their variations and creatively handled fragments in the composition of the rhythmic guitar conduction. This work seeks to provide relevant information for guitarists, guitar lovers and Brazilian popular music lovers, detailing successful interpretive paths and providing elements for a potentially richer creative practice in terms of references. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Violão Popular Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Bossa Nova | pt_BR |
dc.subject | Aderbal Duarte | pt_BR |
dc.subject | João Gilberto | pt_BR |
dc.subject | células rítmicas | pt_BR |
dc.subject.other | brazilian popular guitar | pt_BR |
dc.subject.other | Bossa Nova | pt_BR |
dc.subject.other | João Gilberto | pt_BR |
dc.subject.other | Aderbal Duarte | pt_BR |
dc.title | A linguagem do violão Bossa Nova na obra de Aderbal Duarte: uma síntese de elementos essenciais com ênfase na condução rítmica | pt_BR |
dc.title.alternative | The language of the Bossa Nova guitar in the Work of Aderbal Duarte: a synthesis of essential elements with an emphasis on rhythmic conduction | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scott Junior, Rowney Archibald | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7575967772950156 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Robatto, Lucas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7101088067215565 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira Filho, Pedro Amorim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7968777541290477 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Scott Junior, Rowney Archibald | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7575967772950156 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7824981863560652 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão Final é composto por: um Memorial Descritivo referente à minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM); um Artigo Científico sobre o tema da minha dissertação (O Violão Bossa Nova na Obra de Aderbal Duarte); uma descrição do Produto Final da pesquisa apresentado (EP Saravá Mestre Aderba!); e o Relatório de Práticas Profissionais Supervisionadas cursadas. Este trabalho justifica-se por cumprir o requisito para a obtenção do grau de Mestre em Música na área de Criação e Interpretação Musical, e tem como objetivo reunir e explorar as características essenciais do “violão bossa nova”, linguagem violonística e termo sintetizados pelo maestro, violonista, compositor, pesquisador e educador baiano, Aderbal Duarte. Tal linguagem tem como maior referência estética a obra do artista João Gilberto, bem como de outros violonistas brasileiros como Dilermando Reis e Baden Powell. Além do levantamento de informações biográficas do compositor, da descrição de elementos técnicos e estéticos essenciais, foram analisadas 4 obras autorais de Aderbal Duarte para violão solo dando ênfase à identificação das células rítmicas descritas pelo compositor como basilares nessa linguagem, bem como das suas variações e fragmentos manejadas criativamente na composição da condução rítmica ao violão. Este trabalho busca oferecer informações relevantes para violonistas, apreciadores do violão e da música popular brasileira, detalhando caminhos interpretativos bem sucedidos e fornecendo elementos para uma prática criativa potencialmente mais rica em termos de referências. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | BARTOLONI, Giacomo; Violão. O instrumento da alma brasileira. São Paulo: Prismas, 2015.
BLACKING, J; How musical is man? London: Faber and Faber, 1976.
CAMPOS, Augusto; Balanço da Bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CHEDIAK, Almir. Songbook Bossa Nova volumes 1,2,3,4,5,6. Rio de Janeiro: Lumiar, 1990.
DUARTE, Aderbal; Percepção Musical: método de solfejo baseado na MPB. Salvador: Boanova, 1996.
DUARTE, Aderbal; LOLI, Philippe; KNOBLICH, Andreas. Happy Birthday Bossa Nova. Berlim: Boosey&Hawkes, 2008.
DUARTE, Aderbal; Segredos do violão bossa nova. Salvador: Press Color Gráficos, 2019.
GARCIA, Walter; Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GAVA, José Estevam; A linguagem harmônica da Bossa Nova. São Paulo: Unesp, 2002.
MELLO, Zuza Homem de. Amoroso: uma biografia de João Gilberto. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
MENEZES, Enrique Valarelli. Mário de Andrade e a síncopa do Brasil. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PEREIRA, Marcelo Fernandes; GLOEDEN, Edelton. De maldito a erudito: caminhos do violão solista no Brasil. Composição: Revista de Ciências Sociais da UFMS, Campo Grande, v. 6, n. Ju 2012.
PICCHI, Achille. Introdução a uma análise musical, in BITONDI, Matheus Gentile. A estruturação melódica em quatro peças contemporâneas. 99 f. Dissertação (Mestrado em música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP. 2006
VELOSO, Caetano; Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|