Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36003
Tipo: Dissertação
Título: O Comportamento Informacional dos Docentes do Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, unidade Dendezeiros: uma análise do uso dos dispositivos das redes sociais para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica.
Autor(es): Silva, Teotonilia Maria Batista da
Primeiro Orientador: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Isabel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Fernanda Xavier
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
Resumo: A pesquisa apresentou como tema o comportamento informacional de docentes do Ensino Médio, sob a perspectiva do uso dos dispositivos das redes sociais para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica. Considerando o enunciado questionamos: como os dispositivos das redes sociais podem contribuir para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica dos docentes do colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, Unidade Dendezeiros? Para responder à pergunta de partida, delineamos os objetivos da investigação, cujo objetivo geral procurou avaliar as implicações dos dispositivos uso das redes sociais nas práticas de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica dos docentes do Colégio Polícia Militar do Estado da Bahia, unidade Dendezeiros, à luz do conhecimento do domínio do conhecimento da Ciência da Informação (CI). Para assegurar a exequibilidade da pesquisa, determinamos os objetivos específicos, que visaram a: a) perfilar os docentes que adotam dispositivos das redes sociais para caracterizar o uso das redes sociais como instrumento didático-metodológico de ensino; b) mapear os projetos de iniciação científica ativos e as respectivas redes sociais utilizadas no processo de procura e recuperação da informação para elaboração de recursos pedagógicos pelos docentes e; c) descrever mecanismos do comportamento informacional dos professores no processo de procura, recuperação e uso de conteúdos orientados às atividades da iniciação científica. Para cumprir os objetivos enunciados, utilizamos, na metodologia da pesquisa, o método de procedimento monográfico (estudo de caso), o nível de investigação descritivo, análise de dados adotada de natureza qualitativa e quantitativa e a técnica e instrumento de pesquisa correspondeu à estruturação de questionário eletrônico. Os resultados permitiram inferir a interferência das redes sociais no processo do ensino-aprendizagem, intervindo também positivamente no comportamento informacional dos docentes. Como considerações finais, destacamos a importância da efetiva utilização das redes sociais, inscritas em espaços tecnológicos, considerando o ambiente escolar inter-relacionado ao mundo da informação e, consequentemente, discutir a potencialidade das redes sociais.
Abstract: The research presented as a theme the informational behavior of high school teachers oriented to activities related to the practice of scientific research, associated with the teaching-learning process. Considering the statement, we questioned how the social network devices can contribute to the oriented research practices of the teachers of the Military Police College of the State of Bahia? To answer the starting question, we outlined the research objectives, whose general objective sought to evaluate the implications of the use of social networks in the oriented research practices of the teachers of the Military Police College of the State of Bahia, in the light of knowledge from the domain of Information Science (IC) knowledge. To ensure the feasibility of the research, we determined the specific objectives, which aimed to: a) profile the teachers who adopt social network devices to enhance the teaching-learning processes of the students of the analyzed institution; b) map the active scientific initiation projects and the respective social networks used in the process of search and retrieval of information by teachers and; c) describe mechanisms of informational behavior of teachers in the process of search, retrieval and use of content oriented to scientific initiation activities. For the development of the stated objectives, we used, in the research methodology, the monographic procedure method (case study), the level of investigation is descriptive, data analysis adopted a qualitative and quantitative nature, and the technique and instrument of research corresponded to the structure of an electronic questionnaire. The results allowed us to infer the interference of social networks in the teaching-learning process, also intervening positively in the informational behavior of teachers. As final considerations, we highlight the importance of qualifying the use of social networks inscribed in technological spaces, considering the school environment interrelated to the world of information and, consequently, discuss the potentiality of social networks.
Palavras-chave: Comportamento Informacional
Educação Básica
Redes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36003
Data do documento: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Teotonilia.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.