Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Teotonilia Maria Batista da-
dc.date.accessioned2022-09-09T20:54:04Z-
dc.date.available2022-09-09T20:54:04Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36003-
dc.description.abstractThe research presented as a theme the informational behavior of high school teachers oriented to activities related to the practice of scientific research, associated with the teaching-learning process. Considering the statement, we questioned how the social network devices can contribute to the oriented research practices of the teachers of the Military Police College of the State of Bahia? To answer the starting question, we outlined the research objectives, whose general objective sought to evaluate the implications of the use of social networks in the oriented research practices of the teachers of the Military Police College of the State of Bahia, in the light of knowledge from the domain of Information Science (IC) knowledge. To ensure the feasibility of the research, we determined the specific objectives, which aimed to: a) profile the teachers who adopt social network devices to enhance the teaching-learning processes of the students of the analyzed institution; b) map the active scientific initiation projects and the respective social networks used in the process of search and retrieval of information by teachers and; c) describe mechanisms of informational behavior of teachers in the process of search, retrieval and use of content oriented to scientific initiation activities. For the development of the stated objectives, we used, in the research methodology, the monographic procedure method (case study), the level of investigation is descriptive, data analysis adopted a qualitative and quantitative nature, and the technique and instrument of research corresponded to the structure of an electronic questionnaire. The results allowed us to infer the interference of social networks in the teaching-learning process, also intervening positively in the informational behavior of teachers. As final considerations, we highlight the importance of qualifying the use of social networks inscribed in technological spaces, considering the school environment interrelated to the world of information and, consequently, discuss the potentiality of social networks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectComportamento Informacionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherInformational Behaviorpt_BR
dc.subject.otherBasic Esucationpt_BR
dc.subject.otherSocial Networkpt_BR
dc.titleO Comportamento Informacional dos Docentes do Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, unidade Dendezeiros: uma análise do uso dos dispositivos das redes sociais para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Carlos Sales dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047669969723945pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Isabel de Jesus-
dc.contributor.referee2Guimarães, Fernanda Xavier-
dc.contributor.referee3Santos, Bruna Bomfim Lessa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7049935674070036pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentou como tema o comportamento informacional de docentes do Ensino Médio, sob a perspectiva do uso dos dispositivos das redes sociais para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica. Considerando o enunciado questionamos: como os dispositivos das redes sociais podem contribuir para a prática de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica dos docentes do colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, Unidade Dendezeiros? Para responder à pergunta de partida, delineamos os objetivos da investigação, cujo objetivo geral procurou avaliar as implicações dos dispositivos uso das redes sociais nas práticas de pesquisa orientada às atividades de iniciação científica dos docentes do Colégio Polícia Militar do Estado da Bahia, unidade Dendezeiros, à luz do conhecimento do domínio do conhecimento da Ciência da Informação (CI). Para assegurar a exequibilidade da pesquisa, determinamos os objetivos específicos, que visaram a: a) perfilar os docentes que adotam dispositivos das redes sociais para caracterizar o uso das redes sociais como instrumento didático-metodológico de ensino; b) mapear os projetos de iniciação científica ativos e as respectivas redes sociais utilizadas no processo de procura e recuperação da informação para elaboração de recursos pedagógicos pelos docentes e; c) descrever mecanismos do comportamento informacional dos professores no processo de procura, recuperação e uso de conteúdos orientados às atividades da iniciação científica. Para cumprir os objetivos enunciados, utilizamos, na metodologia da pesquisa, o método de procedimento monográfico (estudo de caso), o nível de investigação descritivo, análise de dados adotada de natureza qualitativa e quantitativa e a técnica e instrumento de pesquisa correspondeu à estruturação de questionário eletrônico. Os resultados permitiram inferir a interferência das redes sociais no processo do ensino-aprendizagem, intervindo também positivamente no comportamento informacional dos docentes. Como considerações finais, destacamos a importância da efetiva utilização das redes sociais, inscritas em espaços tecnológicos, considerando o ambiente escolar inter-relacionado ao mundo da informação e, consequentemente, discutir a potencialidade das redes sociais.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Teotonilia.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.