Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35996
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos do sentido de "intervenção militar" no Brasil: análise do discurso em textos da Folha de São Paulo e G1. SÃO PAULO E DO G1
Autor(es): Santos, Antonia de Jesus Alves dos
Primeiro Orientador: Batista, Adriana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Adriana Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Isadora Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Puh, Milan
Resumo: Esta dissertação, embasada nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, teve como objetivo discutir os processos de apagamento, reelaboração ou manutenção de posições-sujeito em discursos sobre “intervenção militar” no Brasil, a partir de textos jornalísticos da Folha de São Paulo e do portal de notícias G1. No percurso, buscou-se analisar a inscrição sócio-histórica de produção e recepção desses discursos, investigar as construções ideológicas que podem ser percebidas, identificar como os sentidos de “intervenção militar” são transformados ou reafirmados no corpus em questão e discutir a relevância da mídia na produção dos sentidos de “intervenção militar” no Brasil no século XXI. Partiu-se da concepção de discurso como construção histórica e social por meio da qual se materializa a ideologia, sendo esta a maneira própria de constituição do indivíduo em sujeito por meio da linguagem. A partir, principalmente, de Pêcheux (1995; 1997a; 2008) e Orlandi (2010; 2012; 2014; 2017), tomaramse aqui os atuais enunciados sobre “intervenção militar” como acontecimento discursivo e, por meio do exame da relação entre sentido e memória discursiva, procurou-se perceber os efeitos de sentido de “intervenção militar” que eles têm produzido. Recorreu-se a Benetti (2010) para referir o jornalismo como acontecimento discursivo. As discussões sobre a conjuntura histórica e política que marcam as condições de produção constitutivas dos discursos analisados fundamentaram-se, sobretudo, em Tatagiba (2018; 2019), Safatle (2010), Singer (2001; 2013), Fico (2014; 2020; 2020a) e Mendonça (2018). O corpus principal foi composto por cinco textos jornalísticos referentes aos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. As análises realizadas na abordagem qualitativa demonstraram que, no corpus em questão, os atuais dizeres sobre “intervenção militar” mobilizam tanto discursos que vêm em defesa, quanto discursos de rejeição a tal modelo. Tanto mobilizam sentidos negativos relacionados à ditadura, quanto constroem seu funcionamento pelo silenciamento desses sentidos, atualizando a memória discursiva referente ao imaginário de ordem, salvação e progresso ligados às Forças Armadas. As análises também indicam que a expansão e o fortalecimento de grupos conservadores de direita e extrema direita marcam as condições de produção em que emerge o enunciado discursivo “intervenção militar”, contemporaneamente.
Abstract: This dissertation, based on the theoretical assumptions of Discourse Analysis, aimed to discuss the processes of erasure, re-elaboration or maintenance of subject positions in speeches about “military intervention” in Brazil, based on journalistic texts by Folha de São Paulo and G1 news portal. Along the way, we sought to analyze the socio-historical inscription of the production and reception of these speeches, investigate the ideological constructions that can be perceived, identify how the meanings of “military intervention” are transformed or reaffirmed in the corpus in question and discuss the relevance of media in the production of the meanings of “military intervention” in Brazil in the 21st century. It started from the conception of discourse as a historical and social construction through which ideology materializes, this being the proper way of constituting the individual into a subject through language. Based mainly on Pêcheux (1995; 1997a; 2008) and Orlandi (2010; 2012; 2014; 2017), the current statements about “military intervention” were taken here as a discursive event and, through the examination of the relationship between discursive meaning and memory, we sought to understand the meaning effects of “military intervention” that they have produced. Benetti (2010) was used in this dissertation to refer to journalism as a discursive event. The discussions on the historical and political conjuncture that mark the constitutive production conditions of the analyzed speeches were mainly based on Tatagiba (2018; 2019), Safatle (2010), Singer (2001; 2013), Fico (2014; 2020; 2020a) and Mendonça (2018). The main corpus was composed of five journalistic texts referring to the years 2016, 2017, 2018, 2019 and 2020. The analyzes carried out in the qualitative approach showed that, in the corpus in question, the current sayings on “military intervention” mobilize so many speeches that come in defense, as well as discourses of rejection of such a model. They both mobilize negative meanings related to the dictatorship, as they build their functioning by silencing those meanings, updating the discursive memory regarding the imaginary of order, salvation and progress linked to the Armed Forces. The analyzes also indicate that the expansion and strengthening of conservative groups of right and extreme right mark the conditions of production in which the discursive statement “military intervention” emerges at the same time.
Palavras-chave: Linguística
Linguagem e línguas
Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Ditadura militar - Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35996
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonia_dissertacao.pdfANTÔNIA DE JESUS ALVES DOS SANTOS1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.