Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35950
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Français sur objectif universitaire: o ensino aprendizagem da língua francesa no PROFICI – UFBA
metadata.dc.creator: Carvalho, Katia Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Antonio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antonio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee2: Bessa, Rita Maria Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Heloísa Brito de Albuquerquq
metadata.dc.description.resumo: Diferentes abordagens e métodos têm acompanhado o ensino de língua estrangeira ao longo do tempo fazendo com que, dentro de uma visão sociointeracionista e discursiva, o aluno se tornasse protagonista em práticas pedagógicas que consideram suas motivações e necessidades, a exemplo do Français sur Objectif Spécifique (FOS), no qual se insere o Français sur Objectif Universitaire (FOU). Nesse contexto, a pesquisa indaga como as atividades desenvolvidas sob tal perspectiva podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira, no nível AV2 do PROFICI, entre 2018-2019. Em caráter mais específico, avalia como o perfil desses alunos interfere na adoção do FOU e de que modo os materiais didáticos produzidos e os instrumentos de verificação da aprendizagem estão relacionados com tal modalidade. Por fim, associa o ensino do FOU ao processo de internacionalização na UFBA. Sendo uma pesquisa qualitativa, interpretativa e de cunho etnográfico, se insere na Linguística Aplicada considerando também o interculturalismo; a formação de professores; a mobilidade acadêmica e a inserção do sujeito no meio social. Em sua metodologia se vale do referencial teórico e da aplicação de questionário; relato de professores e análise de documento. Tendo como objeto de análise o FOU, apresenta um campo ainda pouco estudado no Brasil e busca preencher uma importante lacuna no que tange à formação de professores de língua estrangeira, mais especificamente do francês que, em sua maioria, o desconhecem. De igual modo, espera contribuir para a reflexão acerca do ensino em programas de proficiência, bem como para a valorização do plurilinguismo, a partir das políticas linguísticas e ações de internacionalização nas universidades.
Resumen : Different approaches have accompanied teaching of the foreign languages through time, making the student become the protagonist in pedagogical methods that consider their motivation and necessities, as seen on Français sur Objectif Spécifique (FOS) where there is Français sur Objectif Universitaire (FOU). In this context, the research asks how the teaching practices developed under this perspective can contribute to the teaching-learning process of french as a foreign language. In a more specific character, it values how the student profiles interfere in the adoption of FOU and in which way the class material produced and the learning check instruments are related to that way of teaching. At the end, it associates the teaching of FOU to the internationalization of UFBA. It being a qualitative, interpretative and with ethnographic aspects, the research is inserted in Applied Linguistics and connects to interculturalism; to the teacher training; to the academic mobility and to the insertion of the subject in social enviroment. In methodology, it uses of theorical referencing and applying questionnaire; teacher report and analyzing the document. Having as object of analysis FOU, it presents a little studied field in Brazil and searches to fullfill an important gap on what touches the training of teacher of foreign languages, more specifically of french that, in majority, don't know it. The same way, it waits to contribute to reflection over teaching on programs of proficiency, as well as bring visibility of multilingualism, by linguistics politics of actions of internalization of universities.
Palabras clave : Français sur Objectif Spécifique
Français sur Objectif Universitaire
Linguística Aplicada
Ensino-aprendizagem de línguas
Formação de professores
Mobilidade acadêmica
Internacionalização das universidades
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35950
Fecha de publicación : 18-dic-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VERSÃO FINAL-dissertação mestrado.pdfKÁTIA FERNANDES CARVALHO786,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.