Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | "Vem sem cantar de galo que eu não vou admitir": enfrentamento ao patriarcalismo nas canções de Pitty e Karol Conká |
Título(s) alternativo(s): | "Vem sem cantar de galo que eu não vou admitir": confronting patriarchy in the songs of Pitty and Karol Conká |
Autor(es): | Macêdo, Maiza Nunes |
Primeiro Orientador: | Laranjeira, Antonio Eduardo Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Laranjeira, Antonio Eduardo Soares |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinheiro, Clarice Costa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Nancy Rita Ferreira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo debater as representações da mulher nas canções pop, mais
especificamente, na produção de Pitty e Karol Conka. Com base numa concepção
transdisciplinar no âmbito dos estudos literários e mobilizando referenciais teóricos do
feminismo e do feminismo negro, pretende-se compreender como as letras das canções se
inscrevem em um contexto de enfrentamento em face da hegemonia patriarcal e podem ser
interpretadas como parte de dispositivos que podem contribuir para o fortalecimento do
discurso feminista. Nesse sentido, a escolha das letras de Pitty e Karol Conka justifica-se pelo
fato de as intérpretes assumirem uma posição de militância política por meio da arte, marcada
pela confrontação dos discursos legitimadores do patriarcado. Pretendemos, dessa forma,
compreender como, a partir das tensões representadas nas canções pop, é possível desenraizarse de paradigmas tradicionais de representação da mulher, com o objetivo de apontar para
posicionamentos alternativos. |
Abstract: | This work aims to debate the representation of women in pop songs, more specifically in Pitty
and Karol Conka' s production. Based on a transdisciplinary conception within the scope of the
literary studies, and mobilizing theoretical benchmarks of feminism and black feminism, it is
intended to understand how the lyrics of the songs fit into a context of confrontation in the face
of patriarchal hegemony and can be interpreted as part of devices that can contribute to the
strengthening of feminist discourse. Therefore, Pitty and Karol Conka's lyrics choice is justified
by the fact that the interpreters assume a position of political militancy through art, marked by
the confrontation of the legitimizing discourses of the patriarchy. In this way, we intend to
understand how, from the tensions represented in pop songs, it is possible to root out traditional
paradigms of women representation, with the aim of pointing to alternative positions. |
Palavras-chave: | Canção pop. Feminismo. Pitty. Karol Conka. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35947 |
Data do documento: | 5-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.