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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35947
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, Maiza Nunes-
dc.date.accessioned2022-08-25T17:06:47Z-
dc.date.available2022-08-25T17:06:47Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35947-
dc.description.abstractThis work aims to debate the representation of women in pop songs, more specifically in Pitty and Karol Conka' s production. Based on a transdisciplinary conception within the scope of the literary studies, and mobilizing theoretical benchmarks of feminism and black feminism, it is intended to understand how the lyrics of the songs fit into a context of confrontation in the face of patriarchal hegemony and can be interpreted as part of devices that can contribute to the strengthening of feminist discourse. Therefore, Pitty and Karol Conka's lyrics choice is justified by the fact that the interpreters assume a position of political militancy through art, marked by the confrontation of the legitimizing discourses of the patriarchy. In this way, we intend to understand how, from the tensions represented in pop songs, it is possible to root out traditional paradigms of women representation, with the aim of pointing to alternative positions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectCanção pop. Feminismo. Pitty. Karol Conka.pt_BR
dc.subject.otherPop Song. Feminism. Pitty. Karol Conkapt_BR
dc.title"Vem sem cantar de galo que eu não vou admitir": enfrentamento ao patriarcalismo nas canções de Pitty e Karol Conkápt_BR
dc.title.alternative"Vem sem cantar de galo que eu não vou admitir": confronting patriarchy in the songs of Pitty and Karol Conkápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.programTrabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Laranjeira, Antonio Eduardo Soares-
dc.contributor.referee1Laranjeira, Antonio Eduardo Soares-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Clarice Costa-
dc.contributor.referee3Vieira, Nancy Rita Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo debater as representações da mulher nas canções pop, mais especificamente, na produção de Pitty e Karol Conka. Com base numa concepção transdisciplinar no âmbito dos estudos literários e mobilizando referenciais teóricos do feminismo e do feminismo negro, pretende-se compreender como as letras das canções se inscrevem em um contexto de enfrentamento em face da hegemonia patriarcal e podem ser interpretadas como parte de dispositivos que podem contribuir para o fortalecimento do discurso feminista. Nesse sentido, a escolha das letras de Pitty e Karol Conka justifica-se pelo fato de as intérpretes assumirem uma posição de militância política por meio da arte, marcada pela confrontação dos discursos legitimadores do patriarcado. Pretendemos, dessa forma, compreender como, a partir das tensões representadas nas canções pop, é possível desenraizarse de paradigmas tradicionais de representação da mulher, com o objetivo de apontar para posicionamentos alternativos.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
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