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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Hip Hop como valor cultural afro-brasileiro: identidade e política no Rap brasileiro e na poesia moçambicana
Otros títulos : Hip Hop as an Afro-Brazilian cultural value: identity and politics in Brazilian Rap and Mozambican poetry.
metadata.dc.creator: Santos, Ezequiel Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, José Henrique Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: França, Alex Santana
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa reconhecer o movimento hip hop como valor cultural afro-brasileiro, a partir de seus quatro elementos, a saber: o rap, o dj, o grafite e o breakdance. Paralelo a isso,busca-se identificar as possíveis relações entre o rap brasileiro e a poesia moçambicana. A pesquisa está divida em três capítulos,com respectivos subtítulos. No primeiro capítulo,intitulado “Breve histórico sobre o hip hop,seus elementos e suas influências,busca-se fazer um pequeno percurso historiográfico sobre a origem do movimento hip hop,já o segundo capítulo, “A oralidade africana no freestyle, é observado como o rap remonta às praticas dos griots da África tradicional,dando destaque para as batalhas de rimas,as quais estão sendo de grande influência para o surgimento de novxs rappers no cenário do hip hop nacional. O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde.
Resumen : This paper aims to recognize the hip hop movement as an Afro-Brazilian cultural value, the from its four elements, namely rap, dj, graffiti and breakdance. Parallel to this, we seek to identify the possible relations between Brazilian rap and Mozambican poetry. The research is divided into three chapters, with their respective subtitles. In the first chapter, entitled “Brief history about hip hop, its elements and its influences, we try to make a short historiographical journey about the origin of the hip hop movement. The second chapter,“ African orality in freestyle, is observed as rap dates back to the practices of traditional African griots, highlighting the rhyming battles, which are influencing the emergence of new rappers on the national hip hop scene. The third chapter “Brazilian rap, orality and Mozambican poetry” draws a parallel between these two black artistic productions, reflecting theoretically and analytically on the influence of African orality on Brazilian rap, on Mozambique's “combat poetry” and observing from a cross-cultural perspective the discursive-decolonial similarities between the poetic productions of Noêmia de Souza and José Craveirinha, and rap artists such as Racionais and Thaíde.
Palabras clave : Hip Hop
Rap
Brasil e Moçambique - Relações culturais
Moçambique e Brasil - Estudos comparados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920
Fecha de publicación : 3-dic-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

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