Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ezequiel Cruz-
dc.date.accessioned2022-08-18T20:58:34Z-
dc.date.available2022-08-18T20:58:34Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920-
dc.description.abstractThis paper aims to recognize the hip hop movement as an Afro-Brazilian cultural value, the from its four elements, namely rap, dj, graffiti and breakdance. Parallel to this, we seek to identify the possible relations between Brazilian rap and Mozambican poetry. The research is divided into three chapters, with their respective subtitles. In the first chapter, entitled “Brief history about hip hop, its elements and its influences, we try to make a short historiographical journey about the origin of the hip hop movement. The second chapter,“ African orality in freestyle, is observed as rap dates back to the practices of traditional African griots, highlighting the rhyming battles, which are influencing the emergence of new rappers on the national hip hop scene. The third chapter “Brazilian rap, orality and Mozambican poetry” draws a parallel between these two black artistic productions, reflecting theoretically and analytically on the influence of African orality on Brazilian rap, on Mozambique's “combat poetry” and observing from a cross-cultural perspective the discursive-decolonial similarities between the poetic productions of Noêmia de Souza and José Craveirinha, and rap artists such as Racionais and Thaíde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectBrasil e Moçambique - Relações culturaispt_BR
dc.subjectMoçambique e Brasil - Estudos comparadospt_BR
dc.subject.otherHip Hop.Rap..Brazil.Mozambique.Cultural Criticism.Parate Studiespt_BR
dc.titleO Hip Hop como valor cultural afro-brasileiro: identidade e política no Rap brasileiro e na poesia moçambicanapt_BR
dc.title.alternativeHip Hop as an Afro-Brazilian cultural value: identity and politics in Brazilian Rap and Mozambican poetry.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.programTrabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de-
dc.contributor.referee1Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de-
dc.contributor.referee2Freitas, José Henrique Santos de-
dc.contributor.referee3França, Alex Santana-
dc.description.resumoO presente trabalho visa reconhecer o movimento hip hop como valor cultural afro-brasileiro, a partir de seus quatro elementos, a saber: o rap, o dj, o grafite e o breakdance. Paralelo a isso,busca-se identificar as possíveis relações entre o rap brasileiro e a poesia moçambicana. A pesquisa está divida em três capítulos,com respectivos subtítulos. No primeiro capítulo,intitulado “Breve histórico sobre o hip hop,seus elementos e suas influências,busca-se fazer um pequeno percurso historiográfico sobre a origem do movimento hip hop,já o segundo capítulo, “A oralidade africana no freestyle, é observado como o rap remonta às praticas dos griots da África tradicional,dando destaque para as batalhas de rimas,as quais estão sendo de grande influência para o surgimento de novxs rappers no cenário do hip hop nacional. O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.relation.referencesCUNHA, Eneida Leal; SOUZA, Eneida Maria de (Org.) Literatura Comparada: ensaios. EDUFBA, 1996. CANÊDO, Letícia Bicalho. A descolonização da Ásia e da África. 2. ed. São Paulo: ATUAL, 1985. C.Toni, (Org.) Hip Hop a lápis. O livro. São Paulo: ANITA GARIBALDI, 2005. C, Toni. O hip hop está morto. A história do hip hop no Brasil. São Paulo: GRAMMA, 2012. MATA Inocência. A literatura africana e acrítica pós - colonial : reconversões . Luanda: EDITORIAL NZILA , 2007. FLORES, Moacyr (Org.) Cultura afro-brasileira. Porto Alegre: EST/ICP 1980. FANON, Franz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. GILROY, Paul. O atlântico negro: Modernidade e dupla consciência. 2.ed.Rio de Janeiro. EDITORA 34,2012. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais.Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende... et al. - Belo Horizonte: Editora UFMG;Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Silva e Louro(trad.) LAMPARINA, 2014. PAULA E SILVA, André Marcos de. História e cultura afro-brasileiras.EXPOENTE, 2ªed.2008,Curitiba. SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência. Poesia, grafite, música, dança: hip hop. São Paulo: PARÁBOLA, 2011. SILVA,André Marcos de Paula e. História e cultura afro-brasileiras. Curitiba: EXPOENTE, 2ed. 2008. 57 TINHORÃO, José Ramos. Música popular brasileira: um tema em debate. 3ªed.1997, São Paulo. OPANIJÉ. Opanijé.GARIMPO MUSICAL:2013. EMICIDA. Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa. São Paulo: LABORATÓRIO FANTASMA, 2015. RACIONAIS MC, S. Escolha seu caminho. São Paulo: ZIMBÁBUE RECORDS, 1992. INQUÉRITO. Mudança. São Paulo: 2010. RAPPIN HOOD. Sujeito homem. São Paulo: TRAMA, 2001. RAEL. Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração. São Paulo: LABORATÓRIO FANTASMA, 2013. RACIONAIS MC, s. Raio-X do Brasil. São Paulo: ZIMBÁBUE RECORDS,1993. REVISTA RAP NACIONAL.entrevista Kl Jay.ed. nº 8,2011.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.