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Tipo: Dissertação
Título: O RAP É O ARGUMENTO: CULTURA PERIFÉRICA E ATIVIDADES ARGUMENTATIVAS NO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR - BA
Autor(es): Alves, Marcela Ferreira
Primeiro Orientador: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento Neto, João Evangelista do
Resumo: Este memorial, intitulado O rap é o argumento: cultura periférica e atividades argumentativas no nono ano de uma escola pública de Salvador-BA, desenvolvido no PROFLETRAS-UFBA, apresenta os resultados do projeto de intervenção aplicado na escola estadual Rafael Oliveira, situada no bairro de Cajazeiras 8, no município de Salvador, cujo objetivo foi o estudo das estruturas argumentativas, por meio do rap e da cultura periférica para ampliar os usos da leitura, escrita e oralidade, mediando e fortalecendo o empoderamento com vistas à transformação social. Diante da necessidade de buscar estratégias para produção de textos orais e escritos, elegemos o universo do movimento Hip Hop, que com suas manifestações artísticas e culturais: dança (Break), arte visual (Grafite) e música (Rap), consegue proximidade com a maior parte do segmento juvenil. Interessou-nos compreender os usos que se faz do verbal e do não verbal, bem como os efeitos de sentido que podemos depreender quando, criticamente nos colocamos no mundo. Na sala de aula, buscou-se, junto aos estudantes, desenvolver um trabalho considerando a multimodalidade e um modelo dialogal de argumentação. As bases conceituais se apoiam nos estudos de Street (2007), Kleiman (2005), Souza (2011), Plantin (2008), Bortone (2008), dentre outros. A leitura dos módulos de atividades com letras de rap baiano foi uma estratégia utilizada para estimular o (re)conhecimento das estratégias de linguagem que desnudam os mecanismos de opressão a que os estudantes estão submetidos, destacando as questões etnicorraciais, de gênero e sociais. O propósito do projeto aplicado foi trabalhar de maneira contextualizada, envolvendo a escola e seus atores, vislumbrando interdisciplinaridade e interação, o que se encaminhou para a culminância de ações abertas à comunidade, validando diversas produções artísticas que trazem voz a todos. O resultado alcançado demonstrou uma desconstrução do discurso de marginalização que erige de maneira pouco positiva a identidade e subjetividade desses sujeitos.
Abstract: This memorial, titled Rap is the argument: peripheral culture and argumentative activities in the ninth year of a public school in Salvador-BA, developed at PROFLETRAS-UFBA, presents the results of the intervention project applied at the state school Rafael Oliveira, located in the neighborhood of Cajazeiras 8, in the city of Salvador, whose objective was the study of argumentative structures, through rap and peripheral culture to broaden the use of reading, writing and orality, mediating and strengthening empowerment with a view to social transformation. Faced with the need to seek strategies for producing oral and written texts, we choose the universe of the Hip Hop movement, which with its artistic and cultural manifestations: dance, visual art (Graffiti) and music (Rap), gets close to the part of the youth segment. We were interested in understanding the uses of verbal and non-verbal as well as the effects of meaning that we can understand when we critically place ourselves in the world. In the classroom, we sought, together with the students, to develop a work considering multimodality and a dialogue model of argumentation. The conceptual bases are based on the studies of Street (2007), Kleiman (2005), Souza (2011), Plantin (2008), Bortone (2008), among others. The reading of the activity modules with Bahian rap lyrics was a strategy used to stimulate the (re) knowledge of the language strategies that expose the mechanisms of oppression to which the students are subjected, highlighting the ethno-racial, gender and social issues. The purpose of the project was to work in a contextualized way, involving the school and its actors, looking for interdisciplinarity and interaction, which went to the culmination of actions open to the community, validating several artistic productions that bring voice to all. The result showed a deconstruction of the discourse of marginalization that poses in a little positive way the identity and subjectivity of these subjects.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Hip Hop
Argumentação
Cultura periférica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35914
Data do documento: 26-Jan-2018
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