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Tipo: Tese
Título: É desafio que se fala?Estágio, tecnologias e aula de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Thaís Nascimento Santana
Primeiro Orientador: Silva, Simone Bueno Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Simone Borges Bueno da
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Antenor Rita
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Julio Neves
metadata.dc.contributor.referee5: Costa, Suzane Lima
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que transita entre a universidade e a escola de Educação Básica como locais de formação do aluno do curso de Letras. Na Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, de Jacobina, o curso de Letras forma os futuros profissionais da área de Língua Portuguesa e, para tanto, o componente curricular Estágio Supervisionado é obrigatório a todos os discentes do curso. Foi nesse contexto que desenvolvemos um estudo cujo objetivo foi identificar se e como os documentos oficiais do Curso de Letras da UNEB – Jacobina orientam, fomentam e estimulam os estudantes em formação a inserirem as Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seu planejamento e em sua prática de ensino. No âmbito desse objetivo geral, trouxemos como objetivos específicos: a) analisar a presença das TDIC no planejamento e na prática pedagógica de estágio dos estudantes do curso de Letras da UNEB - Jacobina; b) comparar o discurso e a prática pedagógica dos estudantes da disciplina Estágio do curso de Letras da UNEB – Jacobina quanto à importância do uso das TDIC no ensino de língua. A pesquisa se concretizou a partir de ações metodológicas nas quais utilizamos instrumentos de pesquisa híbridos, tais como: coleta de documentos (documentos institucionais, plano de aula dos estagiários e textos reflexões sobre a prática de ensino produzidos pelos estagiários), entrevista aberta, aplicação de questionários, observações de aulas do estágio registradas em notas de campo. Essa é, pois, uma pesquisa qualitativa que segue preceitos interpretativistas e filiada ao campo da Linguística Aplicada. A base teórica que orienta o olhar para este estudo centra-se na discussão sobre tecnologias (CUPANI, 2011; FOUCAULT, 2004), cultura digital, (CANCLINE, 1996, 1998; SANTAELLA, 2003, 2007), Letramentos e multiletramentos (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2011, 2012, 2013) e multimodalidade (QUINTANA, 2012) e (QUINTANA, SOUZA & PEREIRA, 2015). Desse modo, este estudo nos mostrou que do ponto de vista dos documentos regimentais, observam-se poucas instruções que possam garantir um enfoque mais consistente relativos às práticas formativas que incluem as tecnologias educacionais. E nas práticas dos alunos, encontramos mais investimentos, mesmo considerando uma formação que empreende pouco o trabalho com as tecnologias e contextos que dificultam o uso dos instrumentos tecnológicos nas escolas de Ensino Fundamental II, percebemos que os estagiários conseguem planejar e desenvolver metodologias que avançam para além da perspectiva tradicional do ensino de língua, no que diz respeito aos usos e produção dos novos gêneros da cultura digital, enfrentando as limitações que advém da formação e do contexto escolar.
Abstract: This Disseration aims at discussing the experience of the undergraduate students of the Letter graduation course (Portuguese) from the Bahia State University (UNEB) during their traineeship in basic education schools. This Dissertation presents the results of a study that transit between university and basic education. At UNEB - in Jacobina, Bahia - the Letters graduation course is responsible for the education of future professionals of Portuguese Letters, therefore, a period of supervised traineeship is mandatory for all the students. In this context, we carried out a research identify if and how the official documents of the UNEB - Jacobina Letters Course guide, foster and encourage students in training to insert Digital Information and Communication Technology (TDIC) in their planning and teaching practice. This study also sought to a) to analyze the presence of TDIC in the planning and in the pedagogical practice of internship of the students of the course of Letters of the UNEB - Jacobina; b) to compare the discourse and the pedagogical practice of the students of the discipline UNEB - Jacobina Language Course internship regarding the importance of using ICT in language teaching. In order to understand that relation we employed hybrid research tools, such as document collection (Institutional documents, the trainee’s lesson plan and pondering texts about their practice) open interview, questionnaire, and notes about the observation of traineeship classes. It is a qualitative research, which relies on interpretation, associated with the field of applied linguistics. The theoretical orientation of this study is focused on technology (Cupani, 201; Foucault, 2004), digital culture, (CANCLINE, 1996 e 1998; SANTAELLA, 2003 e 2007), literacy and multiliteracy (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2011, 2012, 2013) and multimodality (QUINTANA, 2012) and (QUINTANA, SOUZA & PEREIRA, 2015). Therefore, this study has shown that, considering the regimenting documents, there is little instruction regarding the assurance of a consistent focus on the educational practices that incorporate the educational technologies. By the other hand, we noticed in the trainee’s practice a high interest on this topic, despite the flow on their education, which hinder the use of the technological instruments on middle and Junior-High schools. Hence, we perceived on the trainees an ability to employ in their planning and practice methodologies that goes beyond the traditional perspective of language teaching, despite the limitations of the curriculum and the school context.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Formação docente
Estágio
Tecnologia digital
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35910
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

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