Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35909
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A palavra, o som e o sentido:a canção e o discurso literomusical nas aulas de língua portuguesa
metadata.dc.creator: Santos, Antonio de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Julio Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Assumpção, Simone Souza de
metadata.dc.contributor.referee3: Duarte, Rosinês de Jesus
metadata.dc.description.resumo: Este Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia elege o gênero canção como catalisador do processo de escrita (auto)biográfica e apresenta os resultados do projeto de intervenção intitulado A palavra, o som e o sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolvido/realizado na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, situada no município de Camaçari, Bahia. O objetivo deste trabalho foi refletir com os educandos sobre o lugar da canção nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco o discurso literomusical. Com isso, durante as ações pedagógicas foram desenvolvidos dez módulos com propostas de experimentos literários criados, analisados e discutidos com os estudantes. Utilizaram-se, como pilares para a pesquisa, os aportes teóricos das produções acadêmicas sobre a arte de escrever a vida (SOUZA, 2011; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), sobre alfabetização e letramentos (STREET, 2014 [1995]); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), sobre modos de leitura literária da canção (COSTA, 2010, 2011; COELHO, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), sobre letramento literário (AGUILAR e CÁMARA, 2017; COSSON, 2018; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et al, 2013), sobre delineamento de metodologia em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ 2004, et al.; HERMETO, 2012). Todos os experimentos literários vislumbraram a construção das ações que foram desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de maio a agosto no ano de 2019, destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de rodas de conversa, produtos diversos de cada experimento, escritos no material didático dos alunos e registros audiovisuais das aulas. Os resultados alcançados com os participantes da pesquisa demonstraram que experimentações com canções, valorizando as possíveis percepções sensoriais dos corpos que ouvem, possibilitam aos educandos uma leitura crítica, produzindo outros significados e outras textualidades de si, do outro e do mundo.
Abstract: This Training Memorial presented to the Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) at the Institute of Letters of the Federal University of Bahia elects the song as a catalyst for the (auto) biographical writing process and presents the results of the intervention project entitled The word, the sound and the meaning: the song and the literomusical discourse in the Portuguese Language classes, developed / realized in the Cleusa Maria de Carvalho Moreira Municipal School, located in the city of Camaçari, Bahia. The objective of this work was to reflect with the students about the place of the song in the Portuguese Language classes, focusing on the literomusical discourse. Thus, during the pedagogical actions were developed ten modules with proposals of literary experiments created, analyzed and discussed with the students. As pillars for research were used the theoretical contributions of academic productions on the art of writing life (SOUZA, 2011; CORDEIRO and SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), about literacy and literacy (STREET, 2014 [1995]). ); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), about literary reading modes of the song (COSTA, 2010, 2011; RABBIT, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), about literary literacy (AGUILAR and CÁMARA, 2017; COSSON, 2018 ; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et al, 2013), about classroom methodology design (SCHNEUWLY and DOLZ 2004 et al.; HERMETO, 2012). All the literary experiments envisioned the construction of the actions that were developed in the 9th grade elementary school class, from June to August in 2019, highlighting a specific and different way of working with the song in the classroom. in Portuguese language classes. The data from this research were presented from conversation wheels, different products of each experiment, written in the students' didactic material and audiovisual records of the classes. The results achieved with the research participants demonstrated that experimentation with songs, valuing the possible sensory perceptions of the listening bodies, allows students to read critically, producing other meanings and other textualities of themselves, the other and the world.
Keywords: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letra e melodia
Discurso literomusical
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Canção
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35909
Issue Date: 2-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.