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Tipo: Dissertação
Título: Para além da escrita: gêneros orais na sala do 9º ano da Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto
Autor(es): Oliveira, Taís da Silva
Primeiro Orientador: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento Neto, João Evangelista do
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Ana Lúcia Silva
Resumo: O trabalho com os gêneros orais tem tido pouca atenção nas aulas de Língua Portuguesa, em particular na Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto onde ocorreu o projeto de intervenção. A entrevista, o seminário e o debate, por exemplo, são utilizados na sala de aula como ferramentas para avaliar conteúdos específicos em diferentes disciplinas. Mas não são vistos como textos orais de circulação social, e, portanto, assumem determinada função diante do contexto o qual está inserido. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi pensar uma prática significativa para as aulas de língua portuguesa, na qual os estudantes se sentissem participantes ativos. Para tanto, foi preciso uma postura etnográfica, no intuito de mergulhar nas realidades e conhecer os letramentos desses indivíduos. De posse dessas realidades, nesse memorial constam reflexões acerca da experiência com os gêneros orais na sala do 9° ano A através de atividades que contemplaram o uso real da língua. Aliando esta prática aos estudos sobre a dicotomia fala/escrita e performance foi possível evidenciar, também, que a relação entre o oral, o escrito e performático está cada vez mais estreita no que tange ao estudo da oralidade.
Abstract: Working with oral genres has had little attention in the Portuguese classes, particularly at the Municipal School Professor Lydia Pinto Coelho where the intervention project took place. The interview, the seminar and debate, for example, are used in the classroom as tools to evaluate specific content in different disciplines. But they are not seen as oral texts of social circulation, and therefore assume particular function on the context which it appears. In this sense, the objective of this study was to think a significant practice for the Portuguese language classes, in which students feel active participants. For this purpose, an ethnographic approach was necessary in order to dive into the realities and meet the literacies of these individuals. With these realities in that memorial included reflections on experience with oral genres in the room the 9th year the activities contemplated by the actual use of language. Combining this practice to studies on the dichotomy speech / writing and performance it became clear, too, that the relationship between oral, written and performative is getting closer when it comes to the study of orality.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Oralidade
Práxis pedagógica
Letramento
Performance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35903
Data do documento: 15-Jul-2015
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