Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Jéssica Caroline Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T12:33:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T12:33:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Caroline Gouveia. Coletivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberes. Orientadora: Edilza Correia Sotero. 2022. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35848 | - |
dc.description.abstract | Collectives of Black Students in Higher Education: New Forms of Representations and
Production of Knowledge has as its central objective to investigate the knowledge produced,
articulated and systematized in dialogue with practices of struggle constituted within the
collective spaces of Black students at the Federal University of Bahia. The research was
developed based on five assumptions: student groups are relevant actors in the fight against
systemic racism in higher education; as spaces for claiming rights and places, collectives can
be bridges for the construction of new subjectivities and identities; the concepts adopted by
these collectives are based on mobilizations of the Black movement and Black feminism; in the
spaces of organization, the relations between gender, race and sexuality are systematically
tensioned and the strategies used within these spaces are part of the act of claiming their own
demands, as well as becoming to define their own identities, naming their own stories. The
theoretical-methodological path used was of a qualitative approach, of an ethnographic nature.
Regarding the techniques used were: bibliographic research, data collection, interview and
questionnaire. With the development of this research, it was possible to perceive that: the
collectives of black students are important actors for the symbolic permanence of black students
within the university. Understanding symbolic permanence as the possibilities that students
have to experience the university, identify with other black students and be recognized by them,
and, therefore, settle in collectives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Coletivos de estudantes negros | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject.other | Collectives of Black students | pt_BR |
dc.subject.other | Higher Education | pt_BR |
dc.subject.other | Identity | pt_BR |
dc.subject.other | Permanence | pt_BR |
dc.title | Coletivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberes | pt_BR |
dc.title.alternative | Collectives of black students in higher education: new forms of representation and production of knowledge. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sotero, Edilza Correia | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Gabriel Swahili Sales | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Rodrigo da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Sotero, Edilza Correia Sotero | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1822179136011998 | pt_BR |
dc.description.resumo | Coletivos de Estudantes Negros no Ensino Superior: Novas Formas de Representações e
Produção de Saberes tem como objetivo central investigar os saberes produzidos, articulados
e sistematizados que dialogam com as práticas de luta coletiva constituídas dentro dos espaços
coletivos de estudantes negros na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa de campo foi
desenvolvida a partir de cinco pressupostos: os coletivos de estudantes são atores relevantes no
combate ao racismo sistêmico no ensino superior; como espaços de reivindicação de direitos e
lugares os coletivos podem ser pontes para construção de novas subjetividades e identidades;
as concepções adotadas por esses coletivos partem de mobilizações do movimento e feminismo
negro; nos espaços de organização as relações entre gênero, raça e sexualidade são tensionadas
sistematicamente e as estratégias utilizadas dentro desses espaços fazem parte do ato de
reivindicar suas próprias demandas, assim como de tornar-se para definir suas próprias
identidades, nomear suas próprias histórias. O caminho teórico-metodológico utilizado foi de
abordagem qualitativa, de ordem etnográfica. Em relação as técnicas utilizadas foram: a
pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, entrevista e questionário. Com o
desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que: os coletivos de estudantes negros são
importantes atores para a permanência simbólica de estudantes negros e negras dentro da
universidade. Entendendo permanência simbólica como as possibilidades que os estudantes têm
de vivenciar a universidade, identificar-se com outros estudantes negros e ser reconhecidos por
estes, e, portanto, aquilombar-se em coletivos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|