Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jéssica Caroline Gouveia-
dc.date.accessioned2022-08-12T12:33:02Z-
dc.date.available2022-08-12T12:33:02Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Caroline Gouveia. Coletivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberes. Orientadora: Edilza Correia Sotero. 2022. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35848-
dc.description.abstractCollectives of Black Students in Higher Education: New Forms of Representations and Production of Knowledge has as its central objective to investigate the knowledge produced, articulated and systematized in dialogue with practices of struggle constituted within the collective spaces of Black students at the Federal University of Bahia. The research was developed based on five assumptions: student groups are relevant actors in the fight against systemic racism in higher education; as spaces for claiming rights and places, collectives can be bridges for the construction of new subjectivities and identities; the concepts adopted by these collectives are based on mobilizations of the Black movement and Black feminism; in the spaces of organization, the relations between gender, race and sexuality are systematically tensioned and the strategies used within these spaces are part of the act of claiming their own demands, as well as becoming to define their own identities, naming their own stories. The theoretical-methodological path used was of a qualitative approach, of an ethnographic nature. Regarding the techniques used were: bibliographic research, data collection, interview and questionnaire. With the development of this research, it was possible to perceive that: the collectives of black students are important actors for the symbolic permanence of black students within the university. Understanding symbolic permanence as the possibilities that students have to experience the university, identify with other black students and be recognized by them, and, therefore, settle in collectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectColetivos de estudantes negrospt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subject.otherCollectives of Black studentspt_BR
dc.subject.otherHigher Educationpt_BR
dc.subject.otherIdentitypt_BR
dc.subject.otherPermanencept_BR
dc.titleColetivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberespt_BR
dc.title.alternativeCollectives of black students in higher education: new forms of representation and production of knowledge.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sotero, Edilza Correia-
dc.contributor.referee1Almeida, Gabriel Swahili Sales-
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee3Sotero, Edilza Correia Sotero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822179136011998pt_BR
dc.description.resumoColetivos de Estudantes Negros no Ensino Superior: Novas Formas de Representações e Produção de Saberes tem como objetivo central investigar os saberes produzidos, articulados e sistematizados que dialogam com as práticas de luta coletiva constituídas dentro dos espaços coletivos de estudantes negros na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de cinco pressupostos: os coletivos de estudantes são atores relevantes no combate ao racismo sistêmico no ensino superior; como espaços de reivindicação de direitos e lugares os coletivos podem ser pontes para construção de novas subjetividades e identidades; as concepções adotadas por esses coletivos partem de mobilizações do movimento e feminismo negro; nos espaços de organização as relações entre gênero, raça e sexualidade são tensionadas sistematicamente e as estratégias utilizadas dentro desses espaços fazem parte do ato de reivindicar suas próprias demandas, assim como de tornar-se para definir suas próprias identidades, nomear suas próprias histórias. O caminho teórico-metodológico utilizado foi de abordagem qualitativa, de ordem etnográfica. Em relação as técnicas utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, entrevista e questionário. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que: os coletivos de estudantes negros são importantes atores para a permanência simbólica de estudantes negros e negras dentro da universidade. Entendendo permanência simbólica como as possibilidades que os estudantes têm de vivenciar a universidade, identificar-se com outros estudantes negros e ser reconhecidos por estes, e, portanto, aquilombar-se em coletivos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Jéssica Caroline Gouveia.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.