Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35829
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise do ensino das competências práticas nos componentes curriculares clínicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.creator: | Almeida, Lara Máyra Jesus da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodrigues, Estevão Toffoli |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Estevão Toffoli |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreno Neto, José Luiz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pinto, Lorene Louise Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Competências clínicas são aquelas básicas a serem desenvolvidas pelo estudante do curso de medicina durante a graduação, elas abrangem desde técnicas de coleta de dados para anamnese até o desenvolvimento de habilidades que possibilitem um adequado contato com o paciente. No curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) – UFBA, estas habilidades são desenvolvidas com um foco maior nos componentes curriculares denominados “Módulos Clínicos”, que acompanham os estudantes do 3º ao 8º semestres. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise descritiva do processo de ensino destas habilidades durante as aulas práticas destes módulos de acordo com documentos institucionais e com a percepção dos estudantes. Foram aplicados questionários de avaliação do ensino das habilidades clínicas aos estudantes matriculados nos componentes “Módulos Clínicos”, e a partir destes realizou-se o presente estudo observacional, transversal e descritivo sobre o processo pedagógico do ensino de tais habilidades. A avaliação dos estudantes trouxe como resultado um decréscimo das notas com o passar dos semestres, tendo maior avaliação global o Módulo Clínico I e menor o Módulo Clínico VI, as habilidades consideradas mais comprometidas foram Realização de Exame Físico e Elaboração e Implementação de Planos Terapêuticos. São necessários estudos complementares para avaliar o porquê deste decréscimo e corrigí-lo, pois estas são habilidades fundamentais ao médico generalista, e devem ser ensinadas com boa qualidade durante todo o curso. |
Resumen : | Não disponível. |
Palabras clave : | Educação médica Universidades Competência Clínica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Medicina da Bahia |
Citación : | ALMEIDA, Lara Máyra Jesus da Silva. Análise do ensino das competências práticas nos componentes curriculares clínicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35829 |
Fecha de publicación : | 28-nov-2018 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lara Máyra Jesus da Silva Almeida - Análise do ensino das competências práticas nos componentes curriculares clínicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.