Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Lara Máyra Jesus da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:35:38Z-
dc.date.available2022-08-11T13:35:38Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lara Máyra Jesus da Silva. Análise do ensino das competências práticas nos componentes curriculares clínicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35829-
dc.description.abstractNão disponível.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectCompetência Clínicapt_BR
dc.titleAnálise do ensino das competências práticas nos componentes curriculares clínicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Olívia Lúcia Nunes-
dc.contributor.refereesO’Dwyer Junior, Edson-
dc.contributor.refereesFreire, Rafaela Cordeiro-
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Estevão Toffoli-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2768-6359pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Estevão Toffoli-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2768-6359pt_BR
dc.contributor.referee2Moreno Neto, José Luiz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-6476pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066135059985616pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Lorene Louise Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8827-7607pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6684055327026903pt_BR
dc.description.resumoCompetências clínicas são aquelas básicas a serem desenvolvidas pelo estudante do curso de medicina durante a graduação, elas abrangem desde técnicas de coleta de dados para anamnese até o desenvolvimento de habilidades que possibilitem um adequado contato com o paciente. No curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) – UFBA, estas habilidades são desenvolvidas com um foco maior nos componentes curriculares denominados “Módulos Clínicos”, que acompanham os estudantes do 3º ao 8º semestres. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise descritiva do processo de ensino destas habilidades durante as aulas práticas destes módulos de acordo com documentos institucionais e com a percepção dos estudantes. Foram aplicados questionários de avaliação do ensino das habilidades clínicas aos estudantes matriculados nos componentes “Módulos Clínicos”, e a partir destes realizou-se o presente estudo observacional, transversal e descritivo sobre o processo pedagógico do ensino de tais habilidades. A avaliação dos estudantes trouxe como resultado um decréscimo das notas com o passar dos semestres, tendo maior avaliação global o Módulo Clínico I e menor o Módulo Clínico VI, as habilidades consideradas mais comprometidas foram Realização de Exame Físico e Elaboração e Implementação de Planos Terapêuticos. São necessários estudos complementares para avaliar o porquê deste decréscimo e corrigí-lo, pois estas são habilidades fundamentais ao médico generalista, e devem ser ensinadas com boa qualidade durante todo o curso.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.