https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35815
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
Autor(es): | Barretto, Bianca Lima |
Primeiro Orientador: | Lucena, Rita de Cássia Saldanha de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lucena, Rita de Cássia Saldanha de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Torreão, Lara de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jesus, Pedro Antônio Pereira de |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade. Apesar da eficácia comprovada do tratamento farmacológico, muitos indivíduos continuam tendo comprometimento social e acadêmico e alguns experimentam efeitos colaterais significativos que inviabilizam uso de psicofármacos. A ETCC é um recurso de neuromodulação cortical que tem se mostrado promissor no tratamento de várias condições neuropsiquiátricas. Objetivos: investigar o efeito da ETCC sobre o desempenho de crianças e adolescentes com TDAH nos testes neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório, além dos efeitos adversos relacionados ao procedimento. Metodologia: ensaio terapêutico triplo cego, randomizado, sham-controlado, cruzado, envolvendo ETCC em crianças e adolescentes com TDAH. Os 15 indivíduos incluídos no estudo foram alocados randomicamente nos grupos ETCC e sham-ETCC e avaliados em 4 momentos: antes e após a primeira etapa de ETCC/ sham-ETCC e após o cruzamento, antes e após o ETCC/sham-ETCC. Foram usados os subtestes Dígitos do WISC-V e Inibindo Respostas (IR) do NEPSY-II, Cubos de Corsi e TAVIS-4 Resultados: não foi observada diferença estatisticamente significativa na comparação dos resultados do TAVIS, Inibindo Respostas e Span de Dígitos intragrupo considerando antes e depois do procedimento. Também não se observou diferença na comparação dos resultados entre os dois grupos (ETCC e sham-ETCC). Houve significância estatística apenas no teste Cubos de Corsi ordem direta no grupo sham. Eventos adversos foram em sua maioria autolimitados e caracterizados como leves a moderados. Conclusão: O presente estudo não mostrou diferença nos parâmetros neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório em nenhum dos desfechos averiguados, além dos sujeitos não perceberem benefício da ETCC em relação ao sham. São necessários estudos com amostra maior, comparando parâmetros diferentes para avaliar a eficácia do uso da ETCC no TDAH em crianças e adolescentes. |
Abstract: | Não disponível. |
Palavras-chave: | Eletroestimulação TDAH Crianças Adolescentes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Medicina da Bahia |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35815 |
Data do documento: | 28-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Bianca Lima Barretto - Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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