Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35800
Tipo: Tese
Título: O Mecanismo da Teledramaturgia: Espetáculo e Mitologias Políticas numa Série Baseada na Operação Lava Jato
Título(s) alternativo(s): "The Mechanism" of Teledramaturgy: Spectacle and Political Mythologies in a TV Series Based on Operation "Car Wash"
Autor(es): Philippi, Ricardo
Primeiro Orientador: Correia Alcântara, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Correia Alcântara, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee2: Alvez Marfuz, Luiz César
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Antonia Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira da Silva, Marcos Uzel
metadata.dc.contributor.referee5: Canguçu, Cristiano Figueira
Resumo: O Mecanismo, série televisiva criada por José Padilha e Elena Soárez, distribuída via streaming Netflix, é inspirada livremente em eventos reais e possui como base de sua teledramaturgia o livro Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Mudou o Brasil, de Vladimir Netto (2016). Levando-se em consideração que esta teledramaturgia é praticamente produzida em sincronia com os eventos factuais históricos relatados nesse livro, o presente trabalho busca verificar a hipótese de que houve elementos da teledramaturgia d’O Mecanismo que agiram em paralelo à mitologia política dessa obra promovendo o espetáculo político da operação Lava Jato. Para examinar tal suposição é feita uma análise estrutural dessa série televisiva, utilizando como metodologia a decupagem das linhas dramáticas dos diversos episódios da série e revisando conceitos transdisciplinares às artes cênicas, no caso, de espetáculo e da mitologia política. Consequentemente, é feito um estudo das dramatizações ficcionais em paralelo aos eventos factuais da Lava Jato. Esta tese se divide em quatro momentos: no primeiro há a apresentação de dispositivos utilizados nas teledramaturgias a partir principalmente dos autores Pallotini (1988, 2012) e Comparato (2018), além de uma revisão teórica dos conceitos de roman à thèse de Suleiman (1993), gênero narrativo d’O Mecanismo. No segundo momento, a partir de uma revisão de diversos pensadores como Schwartzenberg (1977), Debord (1997), Rubin (2004), Marfuz (2017), dentre outros, é feita uma leitura da possibilidade de dramatizações do espetáculo político, principalmente em relação à principal inspiração da série em questão: o livro de Vladimir Netto e a própria operação Lava Jato. Num terceiro momento, é examinado o conceito de mitologia política focando-se, dentre outros autores, na categorização utilizada por Raoul Girardet (1987): do Conspirador, da Idade de Ouro, da Unidade e do Salvador, demonstrando a mitológica imagem do legislador Sólon na base da série televisiva em questão. Por fim, é desenvolvida a análise do arco central da dramaturgia, de suas ramificações e de seu clímax da primeira temporada, evidenciando que a principal imagem mitológica junto a’O Mecanismo é a da Conspiração, o que também transparece na manifestação política dos seus criadores na jornada de aprendizado da personagem principal Ruffo, além de demonstrar a complexa relação da obra na transposição dos eventos ficcionais em direção ao universo factual da Lava Jato.
Abstract: The Mechanism, a television series created by Padilha and Elena Soárez, distributed by the streaming platform Netflix, is freely inspired by real events, and its television drama is based on the book entitled Car wash: Judge Sergio Moro and the Behind-The-Scenes Story of the Operation That Shook Brazil (2016). Considering that such television drama is virtually produced simultaneous to historical factual events reported in this book, the present paper seeks to examine the hypothesis that The Mechanism shined through an imaginary of political myths and mythologies, operating in the Car wash spectacularity. In order to examine such an assumption, a structural analysis of this television series is carried out, using as a methodology the decoupage of the dramatic lines of the different episodes of the series and reviewing transdisciplinary concepts to the performing arts, in this case, spectacle and political mythology. Consequently, a study of fictional dramatizations is conducted along with the factual events of the operation Car-Wash. This thesis is divided into four moments: in the first one, a presentation was made on the used devices in television dramas mainly from the perspective of the authors Pallotini (1988, 2012) and Comparato (2018), in addition to a theoretical review of the concepts of roman à thèse de Suleiman (1993), the narrative genre of The Mechanism. In the second moment, reviewing several thinkers such as Schwartzenberg (1977), Debord (1997), Rubin (2004), Marfuz (2017), among others, a reading of the possibility of dramatizations of the political spectacle is made, primarily concerning the main inspiration of the referred series: the book by Vladimir Netto and the Car-Wash operation itself. In the third moment, the concept of political mythology is examined, focusing, among other authors, on the categorization used by Raoul Girardet (1987): the Conspiracy, the Golden Age, the Unity, and the Savior, displaying the mythological image of the legislator Solon as the basis of the referred television series. At last, an analysis of the central arc of the dramaturgy, its subplots, and the climax of the first season is developed, showing that the main mythological image used in The Mechanism is the Conspiracy. It also appears in the political manifestation of its creators in the learning journey of the main character Ruffo, in addition to expressing a complex relation of the work in the transposition from the fictional events to the factual universe of the operation Car-Wash.
Palavras-chave: Teledramaturgia
Espetáculo Político
Mitos Políticos
Lava Jato
O Mecanismo
José Padilha
Elena Soárez
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35800
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ricardo Philippi- vf.pdf7,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.