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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Universidade, gerencialismo e neoliberalismo: uma revisão crítica da literatura
Otros títulos : University, managerialism and neoliberalism: a critical review of the literature
metadata.dc.creator: Melo, Matheus Julio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, André Luis Mattedi
metadata.dc.contributor.advisor2: Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andréa Alice Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação busca discutir os efeitos negativos do gerencialismo e do neoliberalismo no ensino superior público no Brasil. Para isso, o trabalho consiste na construção de dois artigos por meio de uma revisão de literatura de pesquisas empíricas que tratam da perspectiva crítica sobre a influência do gerencialismo e do neoliberalismo no âmbito educacional. A pesquisa consiste em identificar os principais elementos que fundamentam o gerencialismo e a sua influência na gestão universitária, buscando sistematizar as principais características do gerencialismo e da performatividade, bem como suas consequências na gestão da universidade. A análise do tema permitiu concluir que o fluxo performático que vem se estabelecendo na educação pública brasileira, tem modificado a concepção de educação e de universidade, na medida em que utilizam técnicas de controle e gestão utilizadas na iniciativa privada dentro da universidade pública brasileira. Os resultados da pesquisa evidenciaram que no Brasil, o modelo gerencial de gestão pública se difundiu atrelado à ideia de modernização do Estado brasileiro, buscando proporcionar uma gestão pública que tornasse mais eficiente e eficaz, ao incorporar instrumentos e práticas do setor privado na administração pública, inclusive na universidade. No entanto, os resultados mostram que o modelo gerencialista não foi capaz de atender as necessidades e anseios da população. O gerencialismo inseriu na gestão das universidades públicas, princípios que impactaram na sua atuação em termos de, por exemplo, competição, posicionamento em rankings, ênfase em números e resultados, produtividade e desempenho, e isso influenciou na forma de gerir a universidade pública. Desse modo, constatou-se diversas críticas tecidas a este modelo, inclusive na literatura internacional, e a inegável influência do gerencialismo no ensino superior afetando de modo abrangente a gestão e formação oferecida pelas universidades brasileiras.
Resumen : This dissertation seeks to discuss the negative effects of managerialism and neoliberalism on public higher education in Brazil. For this, the work consists of the construction of two articles through a literature review of empirical research that deal with the critical perspective on the influence of managerialism and neoliberalism in the educational field. The research consists of identifying the main elements that underlie managerialism and its influence on university management, seeking to systematize the main characteristics of managerialism and performativity, as well as their consequences in university management. The analysis of the theme allowed us to conclude that the performance flow that has been established in Brazilian public education has modified the conception of education and university, insofar as they use control and management techniques used in the private sector within the Brazilian public university. The research results showed that in Brazil, the managerial model of public management spread linked to the idea of ​​modernization of the Brazilian State, seeking to provide a public management that would make it more efficient and effective, by incorporating instruments and practices of the private sector in public administration, even at the university. However, the results show that the managerial model was not able to meet the needs and desires of the population. Managerialism introduced principles into the management of public universities that impacted their performance in terms of, for example, competition, positioning in rankings, emphasis on numbers and results, productivity and performance, and this influenced the way in which the public university was managed. In this way, there were several criticisms made to this model, including in the international literature, and the undeniable influence of managerialism in higher education, affecting comprehensively the management and training offered by Brazilian universities.
Palabras clave : Educação e Estado
Ensino superior - Brasil
Universidades e faculdades - Administração
Neoliberalismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35791
Fecha de publicación : 20-may-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)

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