Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Matheus Julio de-
dc.date.accessioned2022-08-03T14:26:56Z-
dc.date.available2022-08-03T14:26:56Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35791-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to discuss the negative effects of managerialism and neoliberalism on public higher education in Brazil. For this, the work consists of the construction of two articles through a literature review of empirical research that deal with the critical perspective on the influence of managerialism and neoliberalism in the educational field. The research consists of identifying the main elements that underlie managerialism and its influence on university management, seeking to systematize the main characteristics of managerialism and performativity, as well as their consequences in university management. The analysis of the theme allowed us to conclude that the performance flow that has been established in Brazilian public education has modified the conception of education and university, insofar as they use control and management techniques used in the private sector within the Brazilian public university. The research results showed that in Brazil, the managerial model of public management spread linked to the idea of ​​modernization of the Brazilian State, seeking to provide a public management that would make it more efficient and effective, by incorporating instruments and practices of the private sector in public administration, even at the university. However, the results show that the managerial model was not able to meet the needs and desires of the population. Managerialism introduced principles into the management of public universities that impacted their performance in terms of, for example, competition, positioning in rankings, emphasis on numbers and results, productivity and performance, and this influenced the way in which the public university was managed. In this way, there were several criticisms made to this model, including in the international literature, and the undeniable influence of managerialism in higher education, affecting comprehensively the management and training offered by Brazilian universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Administraçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subject.otherUniversity; Managerialism; Public administration; Education.pt_BR
dc.titleUniversidade, gerencialismo e neoliberalismo: uma revisão crítica da literaturapt_BR
dc.title.alternativeUniversity, managerialism and neoliberalism: a critical review of the literaturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, André Luis Mattedi-
dc.contributor.advisor2Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.referee1Silva, Andréa Alice Rodrigues-
dc.contributor.referee2Santos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6933278986369072pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca discutir os efeitos negativos do gerencialismo e do neoliberalismo no ensino superior público no Brasil. Para isso, o trabalho consiste na construção de dois artigos por meio de uma revisão de literatura de pesquisas empíricas que tratam da perspectiva crítica sobre a influência do gerencialismo e do neoliberalismo no âmbito educacional. A pesquisa consiste em identificar os principais elementos que fundamentam o gerencialismo e a sua influência na gestão universitária, buscando sistematizar as principais características do gerencialismo e da performatividade, bem como suas consequências na gestão da universidade. A análise do tema permitiu concluir que o fluxo performático que vem se estabelecendo na educação pública brasileira, tem modificado a concepção de educação e de universidade, na medida em que utilizam técnicas de controle e gestão utilizadas na iniciativa privada dentro da universidade pública brasileira. Os resultados da pesquisa evidenciaram que no Brasil, o modelo gerencial de gestão pública se difundiu atrelado à ideia de modernização do Estado brasileiro, buscando proporcionar uma gestão pública que tornasse mais eficiente e eficaz, ao incorporar instrumentos e práticas do setor privado na administração pública, inclusive na universidade. No entanto, os resultados mostram que o modelo gerencialista não foi capaz de atender as necessidades e anseios da população. O gerencialismo inseriu na gestão das universidades públicas, princípios que impactaram na sua atuação em termos de, por exemplo, competição, posicionamento em rankings, ênfase em números e resultados, produtividade e desempenho, e isso influenciou na forma de gerir a universidade pública. Desse modo, constatou-se diversas críticas tecidas a este modelo, inclusive na literatura internacional, e a inegável influência do gerencialismo no ensino superior afetando de modo abrangente a gestão e formação oferecida pelas universidades brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final Dissertação - Matheus Julio de Melo.pdf7,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.