Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35774
Tipo: Tese
Título: O que dizem os formadores? Representações sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas baianas
Título(s) alternativo(s): What do Professors Say? Representations about Teaching of English Language in Public Schools in Bahia
Autor(es): Oliveira, Flávia Cristina Martins de
Primeiro Orientador: Silva, Antônio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antônio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Marcus de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Raulino Batista, Figueiredo Neto
metadata.dc.contributor.referee4: Ramos, Fabiano Silvestre
metadata.dc.contributor.referee5: Fernanda Mota, Pereira
Resumo: A presente pesquisa objetiva desvelar as representações sociais dos formadores de professores sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas baianas. O inglês tem a representação de disciplina menor na educação brasileira (LIMA, 2011, 2013; QUEVEDO-CAMARGO; SILVA, 2017), mesmo tendo o status de língua internacional ou franca (JENKINS, 2007; SIQUEIRA, 2011b; SEIDLHOFER, 2011), e ser um dos motores para a Internet e para a globalização (KUMARAVADIVELU, 2006). Justifica-se este trabalho pela relevância que a parte prática do curso de Letras em Língua Inglesa possui no momento de formação do graduando. Conhecer as representações dos formadores que lecionam as disciplinas de Estágio Supervisionado, pode sinalizar como os graduandos são preparados para o desafio de lecionar na escola pública. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais são as representações sociais dos formadores sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas baianas. Os objetivos específicos são: a) descobrir que estratégias os formadores utilizam para preparar os graduandos para o ensino de inglês no contexto público; b) investigar as representações que os formadores constroem sobre os graduandos de língua inglesa no curso de Letras; c) compreender como as representações sociais dos formadores contribuem para a formação dos graduandos do curso de Letras; d) compreender e analisar de que maneira as representações sociais sobre o ensino de língua inglesa no segmento público orientam a atuação dos formadores e, e) analisar como funcionam as parcerias entre as escolas públicas e as universidades em que os formadores atuam e que características apresentam. O aporte teórico da pesquisa está delineado com base nas representações sociais (ABRIC, 1994; MOSCOVICI, 1981, 2011; JODELET, 2001; ORNELLAS, 2011b). Já a análise de dados tem o apoio da análise do discurso crítica, pautandose nos construtos ideológicos que circunscrevem a materialidade da língua (FAIRCLOUGH, 2001; BAKTHIN, 2006; DIJK, 2017). A metodologia utiliza abordagem qualitativa e é de cunho etnográfico. Além disso, a pesquisa narrativa (LABOV, 1997; BRUNER, 2002; TELLES, 2002, 2004; ARAGÃO, 2005, 2007, 2008; PAIVA, 2008; LIMA, 2010; CLANDININ; CONNELLY, 2015) também delineia a construção dos instrumentos e a geração de dados. A pesquisa contou com a colaboração de seis respondentes de universidades baianas. Para sua realização foram gerados quatro instrumentos, a saber: narrativas escritas, entrevistas orais com questionários semiestruturados, notas de campo e os documentos que organizam as disciplinas práticas do curso de Letras em Língua Inglesa, isto é, projeto pedagógico e regimentos. A análise dos dados foi feita de acordo com cada instrumento e depois uma triangulação foi realizada para validação dos dados encontrados. Os resultados apontam que as representações sociais dos formadores se ancoram no discurso de experiências e de desafios do cotidiano profissional. Ademais, faz parte da prática pedagógica destes formadores o ensino pautado pela pedagogia crítica, significativo e articulado com a prática social, a desconstrução da língua inglesa hegemônica e o desenvolvimento da competência crítico-reflexiva dos graduandos. Este grupo de formadores mostrou-se engajado com uma educação libertária e democrática na formação dos futuros professores para o ensino de inglês em escolas públicas baianas.
Abstract: This research aims to reveal the social representations of professors about teaching English in public schools in Bahia. English has the representation of a minor discipline in Brazilian education (LIMA, 2011, 2013; QUEVEDO-CAMARGO; SILVA, 2017), even though it has the status of an international language or a lingua franca (JENKINS, 2007; SIQUEIRA, 2011b; SEIDLHOFER, 2011), and it is one of the engines for the Internet and globalization (KUMARAVADIVELU, 2006). This work is justified by the relevance that the practical part of the Language degree in the English Language has at the time of graduation. Knowing the representations of the professors who teach the disciplines of Supervised Internship, can signal how the undergraduates are prepared for the challenge of teaching in the public school. The general objective of the research is to investigate what the social representations of professors about the teaching of the English language in public schools in Bahia are. The specific objectives are a) to find out what strategies professors use to prepare undergraduates for teaching English in the public context; b) to investigate the representations that professors build about English language students in the Language course; c) understand how the professors' social representations contribute to the education of undergraduate students in the Language course; d) understand and analyze how social representations about English language teaching in the public sector guide the performance of professors and, e) analyze how the partnerships between public schools and universities in which the professors work and what characteristics they present. The theoretical contribution of the research is outlined based on social representations (ABRIC, 1994; MOSCOVICI, 1981, 2011; JODELET, 2001; ORNELLAS, 2011b). Data analysis is supported by critical discourse analysis, based on the ideological constructs that circumscribe the materiality of the language (FAIRCLOUGH, 2001; BAKTHIN, 2006; DIJK, 2017). The methodology uses a qualitative approach and is ethnographical. Also, narrative research (LABOV, 1997; BRUNER, 2002; TELLES, 2002, 2004; ARAGÃO, 2005, 2007, 2008; PAIVA, 2008; LIMA, 2010; CLANDININ; CONNELLY, 2015) also outlines the construction of instruments and the generation of data. The survey counted on the collaboration of six respondents from universities in Bahia. For its realization, four instruments were generated, namely: written narratives, oral interviews with semistructured questionnaires, field notes, and the documents that organize the practical subjects of the Language degree in the English Language, that is, pedagogical projects and regulations. Data analysis was performed according to each instrument and then a triangulation was performed to validate the data found. The results point out that the social representations of the professors are anchored in the discourse of experiences and challenges in their professional routine. Besides, teaching based on critical pedagogy, meaningful teaching articulated with social practice, the deconstruction of the hegemonic English language, and the development of the critical-reflexive competence of the undergraduate students are part of the educational practice of these professors. This group of professors showed to be engaged with a libertarian and democratic education in the education of future teachers for teaching English in public schools in Bahia.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Língua Inglesa - Estudo e ensino
Representações Sociais
Formação de professores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35774
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Flávia Cristina Martins de Oliveira.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.