Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOgando, Lídia Txai Marinho Minho-
dc.date.accessioned2022-07-29T18:23:19Z-
dc.date.available2022-07-29T18:23:19Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35772-
dc.description.abstractThis master's thesis, which is located in the Applied Linguistics Area, it has as main objective to show the history and legacy of Spain as a country of emigrants to Brazil during the 20th century and as a receiving country for immigrants from Africa today, with the examination proposal if this theme contributes to the Spanish language teaching in a Brazilian context. For this, the research followed the principles of ethnographic and qualitative research, through reflections on the students' behavior and the construction of knowledge in the classroom during the application of a Didactic Unit, which could be verified from the analysis of questionnaires that made up the research corpus. The city of Salvador received a large flow of Spanish immigrants, mostly Galicians. As a Spanish teacher, it seems to me that the theme of Spanish immigration to Brazil (Salvador) is relevant in Spanish language classes from an intercultural approach, since it is an opportunity to offer learners a knowledge of the foreign universe made from establishing dialogues with their socio-cultural reality. Furthermore, just like Spanish teachers, students need to have knowledge of Spanish language cultures, which also includes the knowledge of historical processes that occurred in the past. Currently, Spain has been receiving a large influx of immigrants, including refugees, becoming the main gateway to Europe. Despite showing this topic in relation to Spain, this is a current issue and that is present in most countries, and it is necessary to manage issues of migration, also to open space for dialogue on universal citizenship and problems caused by said globalization. From the analyzed data, it was possible to confirm that the students did not know the theme and presented some stereotyped constructions, in addition, it was noticeable the construction of new knowledge in a meaningful way. It is evident that pay attention about the theme is relevant, shows that as teachers, it is necessary to raise critical reflections in our students so that they can behave more actively and responsibly in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOrientação interculturalpt_BR
dc.subjectImigrantes - Assimilação culturalpt_BR
dc.subject.otherImmigrationpt_BR
dc.subject.otherSpainpt_BR
dc.subject.otherIntercultural teachingpt_BR
dc.subject.otherSpanish language teachingpt_BR
dc.titleEspanha como espaço de emigração e imigração no contexto de ensino de Língua Espanholapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Paraquett, Marcia-
dc.contributor.referee1Paraquett, Marcia-
dc.contributor.referee2Landulfo de Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes-
dc.contributor.referee3Matos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028914445274912pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado, que está situada na Área de Linguística Aplicada, tem como principal objetivo abordar a história e o legado da Espanha como país de emigrantes para o Brasil durante o século XX e como país receptor de imigrantes da África na atualidade, com o propósito de verificar se e de que maneira este tema contribui para o ensino de língua espanhola em contexto brasileiro. Para isto, a pesquisa seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e de cunho etnográfico, através de reflexões sobre o comportamento dos alunos e a construção de conhecimentos em sala de aula durante a aplicação de uma Unidade Didática, que puderam ser verificados a partir da análise de questionários que compuseram o corpus da pesquisa. A cidade de Salvador recebeu um grande fluxo de imigrantes espanhóis, em sua maioria, galegos. Como professora de espanhol, parece-me relevante abordar o tema da imigração espanhola para o Brasil (Salvador) nas aulas de língua espanhola a partir de uma abordagem intercultural, visto que é uma oportunidade de oferecer aos aprendizes um conhecimento do universo estrangeiro feito a partir do estabelecimento de diálogos com sua realidade sociocultural. Ademais, assim como os professores de espanhol, os alunos precisam ter conhecimentos das culturas em língua espanhola, o que inclui também conhecer os processos históricos ocorridos. Atualmente, a Espanha vem recebendo um grande fluxo de imigrantes, dentre eles, refugiados, tornando-se a principal porta de entrada para a Europa. Apesar de abordar este tema no que diz respeito à Espanha, este é um assunto atual e que está presente na maioria dos países, fazendo-se necessário tratar questões sobre imigração, também, para abrir espaço ao diálogo sobre cidadania universal e os problemas ocasionados pela dita globalização. A partir dos dados analisados, foi possível confirmar que os aprendizes não conheciam o tema e apresentaram algumas construções estereotipadas, além disso, foi perceptível a construção de novos conhecimentos de modo significativo. É evidente que chamar a atenção sobre a temática é relevante, dado que, como professores, é necessário provocar reflexões críticas nos nossos alunos para que possam agir de forma mais ativa e responsável na sociedadept_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Lidia Ogando.pdfDissertação de Lídia Ogando1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.