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dc.creatorJesus, Jamile Barroso de-
dc.date.accessioned2022-07-29T16:17:09Z-
dc.date.available2022-07-29T16:17:09Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35767-
dc.description.abstractThe present monograph is characterized by being an exploratory research of the bibliographic type, which is inserted in the context of Early Childhood Education, with the objective of understanding how the process of gender socialization occurs among children, based on theoretical studies and the analysis of works developed with Brazilian children, from a gender perspective. For this understanding, a research was developed about some dimensions that constitute Childhood, namely: Identity and Difference; Socialization; and Gender, based on theoretical studies by Sarmento (2007), Prout (2010), Corsaro (2011), Mollo-Bouvier (2005), Woodward (2013) and Silva (2013). The study also investigated the history of the education of boys and girls in order to understand the values ​​that guided the public policies that promoted a separate and differentiated education for the female and male gender. It was also the aim of this research to present how some laws and official documents that support Early Childhood Education address the issue of gender at this stage of Basic Education. From the analysis of two studies carried out with children (SANTOS, 2016; MIRANDA, 2018), it was noticed that young children up to 5/6 years of age do not establish a model of gender identity, and their behaviors are not developed naturally. , but they are the result of the intersection they make of knowledge from the different social fields with which they interact and guidance from adults, be they family members or educators. The constructions they make about themselves and about the identity of the other affect the relationships between girls and boys, but their behaviors are not standardized, which leads to the understanding that Childhood is not a homogeneous and standardized phase, because different knowledge and guidelines influence gender relations among children. As a reflection, this study contributed to the perception that early childhood educators, as long as they receive adequate training, can offer children experiences outside the molds of traditionally instituted gender patterns, as well as organize environments and spaces in order to break with the social divisions of sex and work, as well as the social inequalities that permeate the School, sometimes in an evident and concrete way, sometimes expressed in a symbolic way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIdentidade e Diferençapt_BR
dc.subjectRelações de gênero.pt_BR
dc.titleSocialização de gênero na educação infantil: a construção de si e a percepção sobre o outropt_BR
dc.title.alternativeGender socialization in early childhood education: the construction of the self and the perception of the otherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Izaura Santiago da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6376813619389334pt_BR
dc.contributor.referee1Sotero, Edilza Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287804054596501pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059250229407445pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia se caracteriza por ser uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, que se insere no contexto da Educação Infantil, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de socialização de gênero entre as crianças, a partir de estudos teóricos e da análise de trabalhos desenvolvidos com crianças brasileiras, na perspectiva do Gênero. Para tal entendimento foi desenvolvida uma pesquisa acerca de algumas dimensões que constituem a Infância, sejam elas: Identidade e Diferença; Socialização; e Gênero, a partir dos estudos teóricos de Sarmento (2007), Prout (2010), Corsaro (2011), Mollo-Bouvier (2005), Woodward (2013) e Silva (2013). O estudo investigou também a história da educação de meninos e meninas a fim de compreender os valores que nortearam as políticas públicas que promoveram uma educação separada e diferenciada para o gênero feminino e masculino. Foi também alvo desta pesquisa apresentar como algumas leis e documentos oficiais que embasam a Educação Infantil abordam a questão de gênero nessa etapa da Educação Básica. A partir da análise de duas pesquisas feitas com crianças (SANTOS, 2016; MIRANDA, 2018), foi percebido que as crianças pequenas de até 5/6 anos de idade não fixam um modelo de identidade de gênero, e seus comportamentos não são desenvolvidos naturalmente, mas são frutos da intersecção que elas fazem dos saberes provenientes dos diversos campos sociais com que interagem e orientações dos adultos, sejam eles familiares ou educadores. As construções que elas fazem sobre si e sobre a identidade do/a outro/a, afetam as relações entre meninas e meninos, porém seus comportamentos não são padronizados, o que leva a compreensão de que a Infância não é uma fase homogênea e padronizada, pois diversos saberes e orientações influenciam as relações de gênero entre as crianças. Como reflexão este estudo contribuiu para a percepção de que a educadores/as da Educação Infantil, desde que recebam uma formação adequada, podem oferecer às crianças experiências fora dos moldes dos padrões de gênero tradicionalmente instituídos, bem como organizar os ambientes e espaços de forma a romper com as divisões sociais do sexo e do trabalho, bem como as desigualdades sociais que permeiam a Escola, ora de forma evidente e concreta, ora expressa de forma simbólica.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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