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Tipo: Tese
Título: Contribuições à mudança curricular na Faculdade de Medicina da Bahia
Autor(es): Pinto, Lorene Louise Silva
Primeiro Orientador: Carneiro Neto, José Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Jairnilson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Peixinho, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee3: Adan, Luis Fernando Fernandes
metadata.dc.contributor.referee4: Pontes, Alana Abrantes Nogueira
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Ângela Maria
Resumo: CONTRIBUIÇÕES À MUDANÇA CURRICULAR NA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA. Este trabalho constitui-se numa proposta de diálogo com base no enfoque das experiências vivenciadas durante o período de 2002 a 2006, com docentes e discentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia e profissionais dos serviços de atenção primária à saúde em alguns municípios da Bahia utilizando diferentes metodologias. A mudança considerada necessária para formar médicos humanistas, críticos e reflexivos, preparados para os vários espaços de cuidado, com ênfase na atenção primária à saúde e capazes de resolver os problemas de saúde mais prevalentes na sua região, está explicitada nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Medicina, publicadas em 2001. As experiências apresentadas sinalizam para limites e possibilidades e indicam desafios a serem enfrentados para construção de mudanças na formação médica e na gestão dos serviços de saúde; o entendimento da necessidade de mudança como processo social; a importância dos princípios do planejamento estratégico para construção das intervenções; compromisso da gestão da escola médica com novos processos formativos e seletivos para docentes, priorizar o diálogo, os espaços coletivos de reflexão e formulação de políticas nos campos da formação e sua relação com o sistema de saúde; a integração da graduação com as políticas de especialização e cursos de pós-graduação com estabelecimento de linhas e grupos de pesquisa em formação médica. O sistema único de saúde, como principal campo de práticas dos cursos, e, consequentemente, da formação, precisa ter esta ação como prioritária e com isto interferir de forma positiva na construção das mudanças necessárias. Para fundamentar esses valores e diretrizes, nesta tese foram apensados quatro trabalhos publicados ou submetidos. Em conclusão, é destacada a valorização da atenção primária à saúde na formação médica e a inserção desse nível de atenção no processo de mudança curricular.
Abstract: CONTRIBUTIONS TO THE CURRICULUM CHANGE AT THE FACULTY OF BAHIA MEDICINE. This work is a proposal for a dialogue based on in the focus of the experiences lived during the period of 2002 to 2006, with professors and students at the Faculty of Medicine of Bahia, Federal University of Bahia and professionals of primary health care services in some municipalities of Bahia using different methodologies. The change deemed necessary to form humanistic, critical and reflective doctors, prepared for the various spaces of care, with an emphasis on primary health care and capable of solving the most prevalent in your region, is made explicit in the national curriculum guidelines for Medicine courses, published in 2001. The experiences presented point to the limits and possibilities and indicate challenges to be faced in order to build changes in medical training and management of health services; the understanding of need for change as a social process; the importance of the principles of strategic planning for the construction of interventions; commitment of the management of medical school with new training and selection processes for teachers, prioritizing the dialogue, collective spaces for reflection and policy formulation in the fields of training and its relationship with the health system; the integration of graduation with policies of specialization and postgraduate courses with the establishment of lines and groups of medical training research. The single health system, as the main field of practice of the courses, and, consequently, of the formation, needs to have this action as a priority and with this will positively interfere in the construction of the necessary changes. to substantiate these values ​​and guidelines, in this thesis four works published or submitted. In conclusion, the valorization of primary health care in the medical training and the inclusion of this level of care in the process of curricular change.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Pessoal técnico de saúde - Formação
Currículo Médico
Serviços de saúde
Faculdade de Medicina da Bahia
Currículo - Medicina
Educação médica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Outro
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35713
Data do documento: 14-Dez-2009
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