Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35713
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPinto, Lorene Louise Silva-
dc.date.accessioned2022-07-20T15:48:58Z-
dc.date.available2022-07-20T15:48:58Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35713-
dc.description.abstractCONTRIBUTIONS TO THE CURRICULUM CHANGE AT THE FACULTY OF BAHIA MEDICINE. This work is a proposal for a dialogue based on in the focus of the experiences lived during the period of 2002 to 2006, with professors and students at the Faculty of Medicine of Bahia, Federal University of Bahia and professionals of primary health care services in some municipalities of Bahia using different methodologies. The change deemed necessary to form humanistic, critical and reflective doctors, prepared for the various spaces of care, with an emphasis on primary health care and capable of solving the most prevalent in your region, is made explicit in the national curriculum guidelines for Medicine courses, published in 2001. The experiences presented point to the limits and possibilities and indicate challenges to be faced in order to build changes in medical training and management of health services; the understanding of need for change as a social process; the importance of the principles of strategic planning for the construction of interventions; commitment of the management of medical school with new training and selection processes for teachers, prioritizing the dialogue, collective spaces for reflection and policy formulation in the fields of training and its relationship with the health system; the integration of graduation with policies of specialization and postgraduate courses with the establishment of lines and groups of medical training research. The single health system, as the main field of practice of the courses, and, consequently, of the formation, needs to have this action as a priority and with this will positively interfere in the construction of the necessary changes. to substantiate these values ​​and guidelines, in this thesis four works published or submitted. In conclusion, the valorization of primary health care in the medical training and the inclusion of this level of care in the process of curricular change.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPessoal técnico de saúde - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo Médicopt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.subjectCurrículo - Medicinapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleContribuições à mudança curricular na Faculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCarneiro Neto, José Tavares-
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro Neto, José Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6901204321244736pt_BR
dc.contributor.referee1Paim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3961248159240172pt_BR
dc.contributor.referee2Peixinho, André Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3470723075159928pt_BR
dc.contributor.referee3Adan, Luis Fernando Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138201233194495pt_BR
dc.contributor.referee4Pontes, Alana Abrantes Nogueira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2199-4580pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904112075518183pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Ângela Maria-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8827-7607pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6684055327026903pt_BR
dc.description.resumoCONTRIBUIÇÕES À MUDANÇA CURRICULAR NA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA. Este trabalho constitui-se numa proposta de diálogo com base no enfoque das experiências vivenciadas durante o período de 2002 a 2006, com docentes e discentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia e profissionais dos serviços de atenção primária à saúde em alguns municípios da Bahia utilizando diferentes metodologias. A mudança considerada necessária para formar médicos humanistas, críticos e reflexivos, preparados para os vários espaços de cuidado, com ênfase na atenção primária à saúde e capazes de resolver os problemas de saúde mais prevalentes na sua região, está explicitada nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Medicina, publicadas em 2001. As experiências apresentadas sinalizam para limites e possibilidades e indicam desafios a serem enfrentados para construção de mudanças na formação médica e na gestão dos serviços de saúde; o entendimento da necessidade de mudança como processo social; a importância dos princípios do planejamento estratégico para construção das intervenções; compromisso da gestão da escola médica com novos processos formativos e seletivos para docentes, priorizar o diálogo, os espaços coletivos de reflexão e formulação de políticas nos campos da formação e sua relação com o sistema de saúde; a integração da graduação com as políticas de especialização e cursos de pós-graduação com estabelecimento de linhas e grupos de pesquisa em formação médica. O sistema único de saúde, como principal campo de práticas dos cursos, e, consequentemente, da formação, precisa ter esta ação como prioritária e com isto interferir de forma positiva na construção das mudanças necessárias. Para fundamentar esses valores e diretrizes, nesta tese foram apensados quatro trabalhos publicados ou submetidos. Em conclusão, é destacada a valorização da atenção primária à saúde na formação médica e a inserção desse nível de atenção no processo de mudança curricular.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/6901204321244736pt_BR
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE DE LORENE _IMPRESSÃO FINAL_rev Lorene 26 07 2011.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.