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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação interna em uma Instituição Federal de Ensino Superior: o caso da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Internal communication in a Federal Institution of Higher Education: the case of Faculty of Communication – FACOM, at the Federal University of Bahia.
Autor(es): Almeida, Michelle Campos de
Primeiro Orientador: Marback Neto, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee1: Marback Neto, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee2: Rodriguez, Vanessa Brasil C.
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Fabio Almeida
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender de que forma a comunicação interna pode contribuir para uma boa gestão das informações e das relações interpessoais em uma Unidade Universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior. O objetivo do estudo foi a proposição de um plano de melhorias, considerando a percepção da sua comunidade. O trabalho utilizou como método o Estudo de caso realizado na Faculdade de Comunicação – FACOM da Universidade Federal da Bahia, a partir de uma pesquisa descritiva-exploratória. Para a execução de uma análise fundamentada, o estudo utilizou a literatura e a triangulação de dados obtidos a partir da análise de documentos da Unidade Universitária, de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco pessoas da organização e do questionário aplicado a docentes, a discentes e a servidores técnico-administrativos, para compreender como as pessoas que integram a FACOM percebem o processo comunicacional e a sua gestão. O diagnóstico obtido demonstra uma boa percepção sobre a sua comunicação interna, além de apontar para uma política de gestão que preza pela transparência nas relações, mesmo que haja alguns ruídos, mas mostra, também, que ainda existem lacunas a serem solucionadas, principalmente em relação ao engajamento nas ações relacionadas à comunicação. Ademais, os resultados demonstram a necessidade de que, antes da elaboração de um plano de comunicação, seja dado um maior foco à troca de conhecimentos, à interação de qualidade, à convergência dos fluxos comunicacionais, à aposta em canais mais interativos de comunicação e ao trabalho em conjunto para que o objetivo de prestar serviço de qualidade à sociedade seja atingido. Conclui-se, portanto, que é fundamental que, para além de uma Comunicação Interna planejada e de um setor estruturado, se pense nos servidores como sujeitos estratégicos e, sobretudo, que sejam realizadas ações integradas que engajem toda a comunidade no aprimoramento dos processos comunicacionais e das relações interpessoais. Tendo em vista o diagnóstico exposto, a dissertação apresenta uma proposta de trabalho, com a finalidade de preparar a Unidade Universitária para o aprimoramento da comunicação interna, e a elaboração de um manual para o Programa de Pós-Graduação da FACOM, com orientações sobre a comunicação interna, os procedimentos e a rotina do setor, de forma que possa servir como base para a elaboração de um manual geral da Unidade Universitária.
Abstract: This research sought to understand how the improvement of internal communication can contribute to a good management of information and interpersonal relationships in a University Unit of a Federal Institution of Higher Education. The objective of the study is to propose an improvement plan, considering the perception of your commu nity about the management of internal communication, administrative communica tion, academic communication and interpersonal communication. The study used the Case Study carried out at the Faculty of Communication – FACOM, at the Federal University of Bahia, as a method, from a descriptive-exploratory research, to esta blish relationships between the variables of analysis of internal communication and to describe their characteristics. To carry out a reasoned analysis, the study used the literature and the triangulation of data obtained from the bibliographical research, the analysis of documents from the University Unit, semi-structured interviews conducted with five key subjects of the organization and the questionnaire applied to professors, students and technical-co-administrative servants, to understand how people who are part of FACOM perceive the communication process and its management. The diagnosis indicates that the community that integrates FACOM has a good percep tion of its internal communication, in addition to pointing to a management policy that values transparency in relations, even if there is some noise, and also shows that there are still gaps in the be solved, mainly in the engagement of people in actions related to communication. Furthermore, the results point to the need that, before the elaboration of a communication plan, a greater focus is given to the exchange of knowledge, to quality interaction, to the convergence of communicational flows, to the bet on more interactive communication channels and to work together so that the objective of providing quality service to society is achieved. It is concluded, therefore, that it is fundamental that, in addition to planned Internal Communication and a struc tured sector, with sufficient staff to meet the demands of quality, we think of servers as strategic subjects for the application of improvements and, above all, that integra ted actions are carried out that engage the entire community in the purpose of impro ving communication processes and interpersonal relationships. In view of the above diagnosis, the dissertation presents a work proposal, with the purpose of preparing the University Unit community for the improvement of internal communication and a manual for the Communication and Contemporary Culture Program, with guidelines on internal communication, the procedures and routine of the sector, so that it can serve as a basis for the elaboration of a manual for FACOM.
Palavras-chave: Comunicação interna
Comunicação acadêmica
Comunicação em IFES
FACOM / UFBA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35702
Data do documento: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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