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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700
Tipo: Dissertação
Título: Floresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital.
Título(s) alternativo(s): Black Forest: remixability in the meeting of oil painting with digital.
Autor(es): Santos, Anderson Pereira Silva dos
Autor(es): Santos, Anderson Pereira Silva dos
Primeiro Orientador: Barata, Danillo Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Novais, Nanci Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Koide, Emi
metadata.dc.contributor.referee3: Barata, Danillo da Silva
Resumo: Essa dissertação trata de como as técnicas de pintura tradicional estão sendo renovadas no encontro com as mídias emergentes. Entendendo que a pintura é um dos modos de produção de imagens, reflito sobre o impacto dessas novas mídias na percepção de imagens. Procuro, assim, pensar como o conceito de remixibilidade usado por Manovich (2005) que a denomina “o processo transformativo por meio do qual os meios e as informações que organizamos e compartilhamos podem ser recombinados e construídos de modo a criar novas formas, conceitos, idéias, mashups e serviços” pode ser adotado para refletir sobre minha pintura que, sem deixar de trabalhar com algumas das técnicas e ensinamentos tradicionais, amplia o espaço definido da tela e das tintas a óleo, tomando novas dimensões: o movimento, a música, a realidade aumentada, a reprodução, o compartilhamento. Para tanto e por considerar o processo criativo como uma atividade que não diz respeito somente à uma obra ou um conjunto de obras, mas que envolve a vida do artista, feita de caminhos, escolhas, incertezas (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) utilizo o método autobiográfico como parte de minha escolha metodológica para esse estudo.
Abstract: This dissertation deals with how traditional painting techniques are being renewed in the encounter with emerging media. Understanding that painting is one of the ways of producing images and I reflect on the impact of these new media on the perception of images. I try, therefore, to think how the concept of remixability used by Manovich (2005) that calls it “the transformative process through which the means and information that we organize and share can be recombined and constructed in order to create new forms, concepts, ideas, mashups and services” can be adopted to reflect on my painting which, while still working with some of the traditional techniques and teachings, expands the defined space of canvas and oil paints, taking on new dimensions: movement, music, augmented reality, reproduction, sharing. For this purpose and considering the creative process as an activity that does not only concern a work or a set of works, but that involves the artist's life, made up of paths, choices, uncertainties (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) the autobiographical method as part of my methodological choice for this study.
Palavras-chave: Remixabilidade
Pintura
Óleo
Pintura digital
Realidade aumentada
CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700
Data do documento: 28-Jul-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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