Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarata, Danillo Silva-
dc.contributor.authorSantos, Anderson Pereira Silva dos-
dc.creatorSantos, Anderson Pereira Silva dos-
dc.date.accessioned2022-07-18T19:29:41Z-
dc.date.available2022-07-18T19:29:41Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.date.submitted2020-07-28-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700-
dc.description.abstractThis dissertation deals with how traditional painting techniques are being renewed in the encounter with emerging media. Understanding that painting is one of the ways of producing images and I reflect on the impact of these new media on the perception of images. I try, therefore, to think how the concept of remixability used by Manovich (2005) that calls it “the transformative process through which the means and information that we organize and share can be recombined and constructed in order to create new forms, concepts, ideas, mashups and services” can be adopted to reflect on my painting which, while still working with some of the traditional techniques and teachings, expands the defined space of canvas and oil paints, taking on new dimensions: movement, music, augmented reality, reproduction, sharing. For this purpose and considering the creative process as an activity that does not only concern a work or a set of works, but that involves the artist's life, made up of paths, choices, uncertainties (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) the autobiographical method as part of my methodological choice for this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRemixabilidadept_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectÓleopt_BR
dc.subjectPintura digitalpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.otherdigital paintingpt_BR
dc.subject.otherpaintingpt_BR
dc.titleFloresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital.pt_BR
dc.title.alternativeBlack Forest: remixability in the meeting of oil painting with digital.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesKoide, Emi-
dc.contributor.refereesNovais, Nanci-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.contributor.advisor1Barata, Danillo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722pt_BR
dc.contributor.referee1Novais, Nanci Santos-
dc.contributor.referee2Koide, Emi-
dc.contributor.referee3Barata, Danillo da Silva-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-6217-9734pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204241097055135pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação trata de como as técnicas de pintura tradicional estão sendo renovadas no encontro com as mídias emergentes. Entendendo que a pintura é um dos modos de produção de imagens, reflito sobre o impacto dessas novas mídias na percepção de imagens. Procuro, assim, pensar como o conceito de remixibilidade usado por Manovich (2005) que a denomina “o processo transformativo por meio do qual os meios e as informações que organizamos e compartilhamos podem ser recombinados e construídos de modo a criar novas formas, conceitos, idéias, mashups e serviços” pode ser adotado para refletir sobre minha pintura que, sem deixar de trabalhar com algumas das técnicas e ensinamentos tradicionais, amplia o espaço definido da tela e das tintas a óleo, tomando novas dimensões: o movimento, a música, a realidade aumentada, a reprodução, o compartilhamento. Para tanto e por considerar o processo criativo como uma atividade que não diz respeito somente à uma obra ou um conjunto de obras, mas que envolve a vida do artista, feita de caminhos, escolhas, incertezas (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) utilizo o método autobiográfico como parte de minha escolha metodológica para esse estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Floresta Negra Anderson Santos.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.