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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Floresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital. |
Otros títulos : | Black Forest: remixability in the meeting of oil painting with digital. |
Autor : | Santos, Anderson Pereira Silva dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Anderson Pereira Silva dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barata, Danillo Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Novais, Nanci Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Koide, Emi |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barata, Danillo da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Essa dissertação trata de como as técnicas de pintura tradicional estão sendo renovadas no encontro com as mídias emergentes. Entendendo que a pintura é um dos modos de produção de imagens, reflito sobre o impacto dessas novas mídias na percepção de imagens. Procuro, assim, pensar como o conceito de remixibilidade usado por Manovich (2005) que a denomina “o processo transformativo por meio do qual os meios e as informações que organizamos e compartilhamos podem ser recombinados e construídos de modo a criar novas formas, conceitos, idéias, mashups e serviços” pode ser adotado para refletir sobre minha pintura que, sem deixar de trabalhar com algumas das técnicas e ensinamentos tradicionais, amplia o espaço definido da tela e das tintas a óleo, tomando novas dimensões: o movimento, a música, a realidade aumentada, a reprodução, o compartilhamento. Para tanto e por considerar o processo criativo como uma atividade que não diz respeito somente à uma obra ou um conjunto de obras, mas que envolve a vida do artista, feita de caminhos, escolhas, incertezas (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) utilizo o método autobiográfico como parte de minha escolha metodológica para esse estudo. |
Resumen : | This dissertation deals with how traditional painting techniques are being renewed in the encounter with emerging media. Understanding that painting is one of the ways of producing images and I reflect on the impact of these new media on the perception of images. I try, therefore, to think how the concept of remixability used by Manovich (2005) that calls it “the transformative process through which the means and information that we organize and share can be recombined and constructed in order to create new forms, concepts, ideas, mashups and services” can be adopted to reflect on my painting which, while still working with some of the traditional techniques and teachings, expands the defined space of canvas and oil paints, taking on new dimensions: movement, music, augmented reality, reproduction, sharing. For this purpose and considering the creative process as an activity that does not only concern a work or a set of works, but that involves the artist's life, made up of paths, choices, uncertainties (SALLES, 1998; OSTROWER, 2004) the autobiographical method as part of my methodological choice for this study. |
Palabras clave : | Remixabilidade Pintura Óleo Pintura digital Realidade aumentada |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35700 |
Fecha de publicación : | 28-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAV ) |
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