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dc.creatorMascarenhas, Matheus da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-14T19:32:57Z-
dc.date.available2022-07-14T19:32:57Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35682-
dc.description.abstractFaced with the national reality of dismantling Public Higher Education and increasing social inequality, exacerbated by the pandemic, this work, focusing on the issue of quality/permanence, sought to analyze how the Academic Training of students benefiting from Student Assistance (SA) is taking place at the Federal University of Bahia (UFBA), taking access to the Teaching, Research and Extension (TRE) tripod as the main quality criterion.. Initially, through bibliographical research, a survey of studies on the subject was carried out, which helped to delimit the research object. In the field phase, respecting the historical-dialectical materialist method, the analysis was divided into two stages: legal and material. In the first one, a mapping of TRE activities developed by UFBA was carried out, on websites and notices of specific Dean's Offices, seeking to identify their levels of articulation with SA actions. Then, a questionnaire was applied to students about their socioeconomic profile and their access to tripod activities. We also analyzed factors such as access to EPE scholarships, course completion time, academic performance, self-assessment of learning and tripod access, and the possibility of dropping out as auxiliary elements. The lack of access to the tripod and to TRE scholarships were shown as disqualifying factors in the Academic Training of the assisted students, who are mostly black. Thus, it was found necessary to adopt measures that articulate the SA actions to the tripod to raise the quality of training and combat socio-racial inequalities. However, the lack of articulation between these actions reflects the recurrent budget cuts in public higher education, which have reduced the quality of Academic Training, expressing the contradictory character of social policies in capitalism, which advances the social functions of the State at the expense of destruction of the rights of most of the population that continues to be pushed to barbarism.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPolítica Socialpt_BR
dc.subjectRacismo EstruturaLpt_BR
dc.subject.otherHigher Educationpt_BR
dc.subject.otherAcademic Trainingpt_BR
dc.subject.otherTeaching, Research and Extensionpt_BR
dc.subject.otherStudent Assistancept_BR
dc.subject.otherSocial Policypt_BR
dc.subject.otherStructural Racismpt_BR
dc.titleA formação acadêmica de estudantes beneficiários/as da assistência estudantil: o acesso ao tripé ensino, pesquisa e extensão na UFBA em 2020pt_BR
dc.title.alternativeThe academic training of students benefiting from student assistance: access to the teaching, research and extension tripod at UFBA in 2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Musial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290799012387538pt_BR
dc.contributor.referee1Férriz, Adriana Freire Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468823588950950pt_BR
dc.contributor.referee2Taffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892pt_BR
dc.contributor.referee3Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251627889578891pt_BR
dc.description.resumoDiante da realidade nacional de desmonte da Educação Superior Pública e aumento da desigualdade social, agudizada pela pandemia, este trabalho, debruçado sobre a questão da qualidade/permanência, buscou analisar como está se dando a Formação Acadêmica de estudantes beneficiários/as da Assistência Estudantil (AE) na Universidade Federal da Bahia, tomando o acesso ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão (EPE) como principal critério de qualidade. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foi feito um levantamento de estudos sobre a temática, o que ajudou a delimitar o objeto de pesquisa. Na fase de campo, prezando pelo método materialista histórico-dialético, a análise foi dividida em duas etapas: legal e material. Na primeira, foi feito um mapeamento das atividades de EPE desenvolvidas pela UFBA, em sites e editais das Pró-reitorias específicas, buscando identificar os seus níveis de articulação com as ações de AE. Em seguida, foi aplicado um questionário junto aos/às estudantes sobre o perfil socioeconômico e o acesso destes/as às atividades do tripé. Também analisamos fatores como acesso às bolsas de EPE, tempo de conclusão do curso, desempenho acadêmico, autoavaliação do aprendizado e do acesso ao tripé e a possibilidade de abandono como elementos auxiliares. A falta de acesso ao tripé e às bolsas de EPE se mostraram como fatores de desqualificação da Formação Acadêmica dos/as estudantes assistidos/as, que são majoritariamente negros/as. Assim, constatou-se como necessária a adoção de medidas que articulem as ações de AE ao tripé para a elevação da qualidade da formação e de combate às desigualdades socio-raciais. Entretanto, a falta de articulação entre estas ações refletem os recorrentes cortes orçamentários na educação superior pública, o que têm rebaixado a qualidade da Formação Acadêmica, expressando o caráter contraditório das políticas sociais no capitalismo, que avança sobre as funções sociais do Estado às custas da destruição dos direitos da maior parte da população que segue sendo empurrada à barbárie.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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