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Tipo: Tese
Título: “Joga as armas para lá, traz a orquestra” publicização e resistência da OSBA
Título(s) alternativo(s): “Throw the guns over there, bring the orchestra: Osba´s publicity and resistance)
Autor(es): Mendonça, Milena Siqueira Santos
Primeiro Orientador: Santos, Maria Elisabete Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Benevides, Tânia Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Elisabete Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Benevides, Tânia Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Bruno Amaral
metadata.dc.contributor.referee5: Canedo, Daniele Pereira
Resumo: Este trabalho é sobre a publicização da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Trata-se de um de um estudo de caso, com o objetivo de conhecer as transformações ocorridas em uma orquestra sinfônica publicizada. Para tanto, foram consultadas diversas fontes de evidência, tais como os seguintes documentos: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), Plano Nacional de Cultura (PNC), Lei nº 9.637/98, dentre outros; os registros de arquivos, como os extratos de mídia, contrato de gestão, relatórios trimestrais da Osba à Secretaria de Cultura; entrevistas com diretores artístico, executivo e músicos; e observações diretas nos locais de apresentação da orquestra. A partir daí, os dados foram triangulados para análise. Observou-se que, na década de 1990, o PDRAE apresentou um modelo de gestão denominado publicização, baseado na transferência de gestão de serviços não exclusivos do Estado para as organizações sociais (OSs). Em 2010, o PNC aponta para uma gestão cultural com a articulação entre o Estado e a sociedade civil e o incentivo à adesão de organizações sociais. A publicização é, portanto, um modelo de gestão alinhado aos propósitos do PNC para a gestão cultural, de modo a melhorar a eficiência na prestação do serviço público, inclusive, na atividade orquestral. Os resultados deste estudo apontam que a publicização trouxe transformações à Osba nos âmbitos da gestão, da música e do trabalho.
Abstract: This work concerns the public non-statement management (publicization) of the Symphonic Orchestra of Bahia (Osba). It is a case report that aims to know the changes in a publicized symphonic orchestra. For this purpose, we referred to several sources of evidence such as the following documents: Master Plan for Reform of the State Apparatus (MPRSA), National Plan of Culture (NPC), Law nº 9.637/98, among others; file records, as extracts from the media, management contracts, quarterly reports from Osba delivered to the Secretary of Culture; interviews with artistic and executive directors and musicians; and direct observations at the orchestra performance venues. Thereafter, data were triangulated to perform the analysis. It was observed that in the 1990s MPRSA introduced a management model so-called “publicization”, which is based on the management transfer of non-exclusive State services to Social Organizations (SO). In 2010, NPC point towards cultural management with the articulation between the State and Civil Society and the encouragement of the adhesion of social organizations. Publicization is, therefore, a management model aligned to the purposes of the NPC regarding cultural management, to improve efficiency in public service delivery, including the orchestral performance. The results of this study indicate that publicizing Osba has brought about transformations in the areas of management, music, and work.
Palavras-chave: Gestão
Orquestra
Publicização
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35627
Data do documento: 5-Nov-2021
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