Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Milena Siqueira Santos-
dc.date.accessioned2022-07-03T20:49:43Z-
dc.date.available2022-07-03T20:49:43Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35627-
dc.description.abstractThis work concerns the public non-statement management (publicization) of the Symphonic Orchestra of Bahia (Osba). It is a case report that aims to know the changes in a publicized symphonic orchestra. For this purpose, we referred to several sources of evidence such as the following documents: Master Plan for Reform of the State Apparatus (MPRSA), National Plan of Culture (NPC), Law nº 9.637/98, among others; file records, as extracts from the media, management contracts, quarterly reports from Osba delivered to the Secretary of Culture; interviews with artistic and executive directors and musicians; and direct observations at the orchestra performance venues. Thereafter, data were triangulated to perform the analysis. It was observed that in the 1990s MPRSA introduced a management model so-called “publicization”, which is based on the management transfer of non-exclusive State services to Social Organizations (SO). In 2010, NPC point towards cultural management with the articulation between the State and Civil Society and the encouragement of the adhesion of social organizations. Publicization is, therefore, a management model aligned to the purposes of the NPC regarding cultural management, to improve efficiency in public service delivery, including the orchestral performance. The results of this study indicate that publicizing Osba has brought about transformations in the areas of management, music, and work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectOrquestrapt_BR
dc.subjectPublicizaçãopt_BR
dc.subject.otherManagementpt_BR
dc.subject.otherOrchestrapt_BR
dc.subject.otherPublicizationpt_BR
dc.title“Joga as armas para lá, traz a orquestra” publicização e resistência da OSBApt_BR
dc.title.alternative“Throw the guns over there, bring the orchestra: Osba´s publicity and resistance)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo Cesar Miguez de-
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Elisabete Pereira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8565-1125pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544260389945180pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Benevides, Tânia Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494548196605610pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elisabete Pereira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8565-1125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544260389945180pt_BR
dc.contributor.referee2Benevides, Tânia Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494548196605610pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767810129524053pt_BR
dc.contributor.referee4Andrade, Bruno Amaral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9096939777753331pt_BR
dc.contributor.referee5Canedo, Daniele Pereira-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-6094-2951pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747590488687668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5924846480513878pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é sobre a publicização da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Trata-se de um de um estudo de caso, com o objetivo de conhecer as transformações ocorridas em uma orquestra sinfônica publicizada. Para tanto, foram consultadas diversas fontes de evidência, tais como os seguintes documentos: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), Plano Nacional de Cultura (PNC), Lei nº 9.637/98, dentre outros; os registros de arquivos, como os extratos de mídia, contrato de gestão, relatórios trimestrais da Osba à Secretaria de Cultura; entrevistas com diretores artístico, executivo e músicos; e observações diretas nos locais de apresentação da orquestra. A partir daí, os dados foram triangulados para análise. Observou-se que, na década de 1990, o PDRAE apresentou um modelo de gestão denominado publicização, baseado na transferência de gestão de serviços não exclusivos do Estado para as organizações sociais (OSs). Em 2010, o PNC aponta para uma gestão cultural com a articulação entre o Estado e a sociedade civil e o incentivo à adesão de organizações sociais. A publicização é, portanto, um modelo de gestão alinhado aos propósitos do PNC para a gestão cultural, de modo a melhorar a eficiência na prestação do serviço público, inclusive, na atividade orquestral. Os resultados deste estudo apontam que a publicização trouxe transformações à Osba nos âmbitos da gestão, da música e do trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/3768235310676630pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena Siqueira Santos Mendonça.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.