Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35621
Tipo: Dissertação
Título: Ambiente de inovação em empresas reconhecidamente inovadoras: um estudo numa empresa do Nordeste
Título(s) alternativo(s): Innovation environment in recognized companies innovative: a case study in a Northeast company
Autor(es): Costa, Cristiane Jamile do Nascimento
Primeiro Orientador: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Tude, João Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Augusto Cesar Marins
Resumo: A inovação no meio empresarial é considerada um fator central para a competitividade e a longevidade. Nesse sentido, a identificação do ambiente de inovação propício para o seu desenvolvimento se faz fundamental para o alcance do sucesso nos negócios. A pesquisa apresenta a caracterização do ambiente de inovação em uma empresa reconhecidamente inovadora, denominada Alpha, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) por duas edições consecutivas, e teve como base conceitual a adaptação da metodologia do Minnesota Innovation Survey (MIS), proposta originalmente por Van de Ven, Angle e Poole (2000), através do Minnesota Innovation Research Program (MIRP), baseado em cinco conceitos-chave: ideias, pessoas, transações, contexto e resultado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, quanti-qualitativa, para identificação do ambiente de inovação na empresa, foi aplicado o questionário adaptado que consta de 45 questões em escala Likert de 5 pontos, agrupadas em 21 dimensões, que analisam o ambiente interno, externo e os resultados, além da análise documental e entrevista com o Gerente da empresa responsável pela condução do programa de inovação; na segunda etapa – analítica – foi realizado um comparativo das informações obtidas junto à empresa com outros estudos brasileiros realizados em empresas brasileiras inovadoras e que utilizaram o MIS como framework. Como resultado, foram identificadas 16 dimensões que receberam escores mais altos quanto ao ambiente de inovação na empresa Alpha, de acordo com a percepção da equipe de inovação. A importância dessas dimensões é confirmada com os outros estudos em empresas inovadoras brasileiras, com os quais foram realizada a comparação, em que somente duas dessas dimensões não foram significantes e favoráveis ao desempenho inovador de acordo com a maioria dos estudos. Para pesquisas futuras, sugere-se realizar uma pesquisa survey envolvendo empresas inovadoras no âmbito nacional, proporcionando benchmark.
Abstract: In the field of management, innovation is considered a central factor for competitiveness and longevity. In this sense, it is fundamental to identify how favorable the environment for innovation is, for attaining the success of a company. This research presents the characterization of the environment for innovation in a company named here as "Alpha", winner of the National Innovation Award (Prêmio Nacional da Inovação) for two consecutive terms, using as a conceptual basis a version of the Minnesota Innovation Survey (MIS), originally proposed by Van de Ven, Angle and Poole (2000), as part of the Minnesota Innovation Research Program (MIRP), based on five key concepts: ideas, people, transactions, context and results. The research was carried out in two stages: first, a quanti-qualitative identification of the innovation environment was performed, using an adapted questionnaire/survey that consisted of 45 questions using a 1-to-5 point Likert scale, grouped into 21 dimensions, which analyzed the internal environment, external environment and results, together with document analysis and an interview with the Manager of the company responsible for conducting the innovation program; second, an analytical comparison was performed, with information obtained from the company and from other studies carried out in innovative Brazilian companies that used the MIS as a framework. Finally, 16 dimensions were identified as having received higher scores regarding the innovation environment at company Alpha, according to the innovation team. The importance of these dimensions is confirmed with other studies in innovative Brazilian companies. Only 2 of these dimensions were neither significant nor favorable to the innovative performance according to most studies. For future research, it is suggested to carry out a survey involving innovative companies at the national level, aiming to provide a benchmark.
Palavras-chave: Inovação
Ambiente de inovação
Minnesota Innovation Survey (MIS)
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35621
Data do documento: 21-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Jamili.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.