Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cristiane Jamile do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-07-03T18:33:14Z-
dc.date.available2022-07-03T18:33:14Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35621-
dc.description.abstractIn the field of management, innovation is considered a central factor for competitiveness and longevity. In this sense, it is fundamental to identify how favorable the environment for innovation is, for attaining the success of a company. This research presents the characterization of the environment for innovation in a company named here as "Alpha", winner of the National Innovation Award (Prêmio Nacional da Inovação) for two consecutive terms, using as a conceptual basis a version of the Minnesota Innovation Survey (MIS), originally proposed by Van de Ven, Angle and Poole (2000), as part of the Minnesota Innovation Research Program (MIRP), based on five key concepts: ideas, people, transactions, context and results. The research was carried out in two stages: first, a quanti-qualitative identification of the innovation environment was performed, using an adapted questionnaire/survey that consisted of 45 questions using a 1-to-5 point Likert scale, grouped into 21 dimensions, which analyzed the internal environment, external environment and results, together with document analysis and an interview with the Manager of the company responsible for conducting the innovation program; second, an analytical comparison was performed, with information obtained from the company and from other studies carried out in innovative Brazilian companies that used the MIS as a framework. Finally, 16 dimensions were identified as having received higher scores regarding the innovation environment at company Alpha, according to the innovation team. The importance of these dimensions is confirmed with other studies in innovative Brazilian companies. Only 2 of these dimensions were neither significant nor favorable to the innovative performance according to most studies. For future research, it is suggested to carry out a survey involving innovative companies at the national level, aiming to provide a benchmark.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de inovaçãopt_BR
dc.subjectMinnesota Innovation Survey (MIS)pt_BR
dc.subject.otherInnovationpt_BR
dc.subject.otherInnovation environmentpt_BR
dc.subject.otherMinnesota Innovation Survey (MIS)pt_BR
dc.titleAmbiente de inovação em empresas reconhecidamente inovadoras: um estudo numa empresa do Nordestept_BR
dc.title.alternativeInnovation environment in recognized companies innovative: a case study in a Northeast companypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Paulo Soares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4112-9682pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534155964288521pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Paulo Soares-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4112-9682pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534155964288521pt_BR
dc.contributor.referee2Tude, João Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9229181846912965pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Augusto Cesar Marins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810098010283181pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459360743749154pt_BR
dc.description.resumoA inovação no meio empresarial é considerada um fator central para a competitividade e a longevidade. Nesse sentido, a identificação do ambiente de inovação propício para o seu desenvolvimento se faz fundamental para o alcance do sucesso nos negócios. A pesquisa apresenta a caracterização do ambiente de inovação em uma empresa reconhecidamente inovadora, denominada Alpha, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) por duas edições consecutivas, e teve como base conceitual a adaptação da metodologia do Minnesota Innovation Survey (MIS), proposta originalmente por Van de Ven, Angle e Poole (2000), através do Minnesota Innovation Research Program (MIRP), baseado em cinco conceitos-chave: ideias, pessoas, transações, contexto e resultado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, quanti-qualitativa, para identificação do ambiente de inovação na empresa, foi aplicado o questionário adaptado que consta de 45 questões em escala Likert de 5 pontos, agrupadas em 21 dimensões, que analisam o ambiente interno, externo e os resultados, além da análise documental e entrevista com o Gerente da empresa responsável pela condução do programa de inovação; na segunda etapa – analítica – foi realizado um comparativo das informações obtidas junto à empresa com outros estudos brasileiros realizados em empresas brasileiras inovadoras e que utilizaram o MIS como framework. Como resultado, foram identificadas 16 dimensões que receberam escores mais altos quanto ao ambiente de inovação na empresa Alpha, de acordo com a percepção da equipe de inovação. A importância dessas dimensões é confirmada com os outros estudos em empresas inovadoras brasileiras, com os quais foram realizada a comparação, em que somente duas dessas dimensões não foram significantes e favoráveis ao desempenho inovador de acordo com a maioria dos estudos. Para pesquisas futuras, sugere-se realizar uma pesquisa survey envolvendo empresas inovadoras no âmbito nacional, proporcionando benchmark.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Jamili.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.