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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeitosa, Tatiana da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-28T20:10:28Z-
dc.date.available2022-06-28T20:10:28Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35596-
dc.description.abstractThis paperwork analyses aspects of the prison system and the education provided to youths and adults in deprivation of liberty. It aims to deal with the importance of developing a socio-educational look at the development of education that takes place in our prisons nowadays. We are going to investigate if the educational process that occurs in our prisons prepares the student in deprivation of liberty with a quality and emancipatory education. The education subject was chosen as an object of study in the prison context, because it is a transforming tool, and it is believed to provoke, if well applied, a reflective thinking. The society and the government should observe whether the resocialization function, associated with educational measures in prisons, has been well implemented. The elaboration of this paper is based on bibliographic studies, which were fundamental to get at the results we got, several authors were used in the research, among which we highlight: Michel Foulcault, Cesare Beccaria, Mirabete, Onofre, Rodrigues, Prado, Pereira and Paro. We could notice that the youth and adults education in prison, has particular aspects that make it different from the regular education that cannot be neglected. The neoliberal influences must be taken into consideration, as it modifies the educational process in prisons. All in all social re-education is all about preparing all the ones involved in the process; teachers and managers have to have continuing education; the government must elaborate policies of maintenance for the studies initiated in social prisons, so that throughout a social-educational look to turn a prison education into a system which not only punish, but rather rebuilds values, emancipates and provides freedom, what has not happened yet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjecteducação prisionalpt_BR
dc.subjectemancipaçãopt_BR
dc.subjectcurriculopt_BR
dc.subjectgestão prisionalpt_BR
dc.subjectressocializaçãopt_BR
dc.title“Celas” de aula: a reeducação nas prisões e a importância de um olhar socioeducativo para a oferta de uma liberdade emacipatóriapt_BR
dc.title.alternativeClasses “cells” – The re-education in prisions and the importance of a socio-educational view to offer an emacipatory freedom.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Sotero, Edilza Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287804054596501pt_BR
dc.contributor.referee1Sotero, Edilza Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287804054596501pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Iracema dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6110288156177373pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Lanara Guimarães de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300035671023387pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1919401336708817pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa aspectos do sistema prisional e a educação dispensada à jovens e adultos em privação de liberdade. E, objetiva, tratar da importância de se desenvolver um olhar socioeducativo, no desenvolvimento da educação que ocorre no cárcere atualmente. Vamos, então, investigar, se a educação nas prisões prepara o aluno em privação de liberdade com uma educação de qualidade e emancipatória. A educação foi escolhida como objeto de estudo no contexto prisional, por se tratar de ferramenta transformadora, e acreditar-se provocar, se aplicada adequadamente, reflexão no ser humano. A sociedade e o governo devem observar, se a função de ressocialização, associada às medidas educativas nas prisões, vêm sendo efetiva. A elaboração deste trabalho está fundamentada em estudos bibliográficos, que foram cruciais nessa reflexão, apoiada em diversos autores dos quais destacamos: Michel Foulcault, Cesare Beccaria, Mirabete, Onofre, Rodrigues, Prado, Pereira e Paro. Com essa pesquisa, percebemos que a EJA prisional tem aspectos particulares que a diferem das demais instituições do ensino básico, aspectos, que não podem ser negligenciados. E, mais do que nunca, devem ser consideradas as influências neoliberais, que modificam o resultado do processo educativo nas prisões. Por tudo isso, para uma reeducação social, é esperada uma preparação cuidadosa por parte de todos os envolvidos; que professores e gestores tenham formação continuada; que as políticas públicas proporcionem continuidade para os estudos iniciados nas prisões, para assim, através desse olhar social, desenvolver a reeducação prisional, em um sistema que não apenas puna, mas reconstrua valores, emancipe e liberte, o que ainda não vem acontecendo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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