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Tipo: Dissertação
Título: Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
Autor(es): Santos, Carolina Luisa Bastos
Primeiro Orientador: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee3: Amoroso, Daniela Maria
Resumo: A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos.
Abstract: The research starts from the knowledge and practice of the prayers of the Bate Folha terreiro in Salvador and seeks to reveal how they developed the craft in contact with their experiences of religiosity and faith. I dive as a daughter of a saint, artist and researcher in the environment of prayers with knowledge that guarantee the physical and spiritual health that affects the patient, bringing their cure. In this sense, I value these customs of traditional Afro-Brazilian manifestations in contemporary times, considering several aspects: corporal, plastic, poetic, symbolic, artistic and historical-social. The main objective of the research is to reframe the memories, corporalities and symbolic elements of African-Brazilian aesthetic matrixes, of the terreiro experiences and narratives of the prayer, which crossed me in creative processes in the Afro-star dance poetics Alfazema. A dance that brings movements embodied in memories, crossings and establishes relationships with religiosity, encounters with the sacred, communicating identities and ancestry bodily. Being involved in the day-to-day experiences of the terreiro reveals in this work the crossings of the Candomblé culture of the CongoAngola nation, encompassing aesthetic and cultural diversities, with a focus on memory and ancestry, showing a way of living and thinking in black. Thus, field research, interviews, oral history and practice as research are methodological paths that research has taken over two years.
Palavras-chave: Dança
Dança afro brasileira
Dança - Aspectos religiosos
Linguagem corporal
Curandeiras - Salvador(BA)
Criação - Literária, artística, etc.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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