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Tipo: Tese
Título: Coreografias Coletivas para Grupos Inexistentes: características estruturais e procedimentos de difusão
Título(s) alternativo(s): Collective Choreographies for Non-Existent Groups: structural characteristics and diffusion procedures
Autor(es): Freitas , vanilto
Primeiro Orientador: Santana, Ivani Lúcia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee1: Ivani, Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Helena
metadata.dc.contributor.referee3: Snizek, Andréa Bergallo
metadata.dc.contributor.referee4: Tourinho, Lígia Losada
metadata.dc.contributor.referee5: Moura, Gilsamara
Resumo: Esta pesquisa visa investigar projetos coreográficos criados para serem executados por grupos não estáveis. Desse modo, lança luz a dois aspectos centrais: as características estruturais das coreografias e os procedimentos e estratégias utilizados pelos coreógrafos com o objetivo de difundir as obras propostas. O contexto no qual esta pesquisa se desenvolve, marcado pela atual fase do capitalismo pós-fordista, neoliberal e conectado por tecnologias de comunicação baseadas na internet, gerou um modo de trabalho flexível, precarizado e organizado por projetos. Entende-se que o modelo de coreografia estudado nesta pesquisa está inserido neste contexto, e, portanto, possui características do mesmo, seja como resposta ou como proposição. Noções centrais como Coreografia e Dança Contemporânea são revisitados a partir do conceito de Comunidade Compartilhada, proposta por mim, e derivada do conceito Comunidade Reflexiva (LASH, 1997), associada à leitura sobre o modelo de trabalho pós-fordista realizada por Pascal Gielen (1970). Como amostragem, a pesquisa se debruça sob a produção dos artistas brasileiros Marcelo Evelin (Batucada-2014), Rita Aquino, Leonardo França e Felipe de Assis (Looping-2016), “GRUA-Genteleman de Rua” e “Cie. Willi Dorner”, Áustria (Bodies in Urban Spaces - 2007), e verticaliza na minha própria produção coreográfica, tendo a noção de experiência coreográfica do autor como ambiente privilegiado de observação. Para tanto, mantem diálogo com questões metodológicas eminentemente qualitativas como o uso da prática, da experiência, e assume o recurso da escrita em 1° pessoa como tática importante.
Abstract: This research aims to investigate choreographic projects created to be classified by non-stable groups. In this way, it sheds light on two aspects: the structural characteristics of the choreographies and the procedures and strategies used by the choreographers in order to disseminate the proposed works. The context in which this research is developed, marked by the current phase of post-Fordist capitalism, neoliberal and connected by internet-based communication generated a flexible, precarious and project-organized way of working. It is understood that the choreography model studied in this research is inserted in this context and, therefore, has many of its characteristics, either as a response or as a proposition. Central notions as Choreography and Contemporary Dance are revisited from the concept of Shared Community, proposed by me, and derived from the concept Reflective Community (LASH, 1997) and associated to the understanding on the post-Fordist work model carried out by Pascal Gielen (1970). As a sample, the research focuses on the production of Brazilian artists Marcelo Evelin (Batucada-2014), Rita Aquino, Leonardo França and Felipe de Assis (Looping-2016), “GRUA - Gentleman de Rua (2002)” and “Cie. Willi Dorner, Austria (Bodies in Urban Spaces - 2007)” and it is based on my own choreographic production, having the notion of the author's choreographic experience as a privileged spot for observation. Therefore, it maintains a dialogue with eminently qualitative methodological issues such as the use of practice and experience, and takes the use of 1st person writing as an important tactic.
Palavras-chave: Dança Contemporânea, Coreografia, Pesquisas-Guiadas-Pela-Prática
Comunidade Compartilhada, Comunidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35558
Data do documento: 28-Out-2021
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