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Tipo: Dissertação
Título: Teatro do vir a ser: contribuições para a gestão socioambiental da Resex do Cassurubá – BA
Autor(es): Almeida, Erika de
Primeiro Orientador: Moura, Maria Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Maria Suzana
metadata.dc.contributor.referee2: Galdino, Jorge
metadata.dc.contributor.referee3: Giannella, Valeria
Resumo: A presente dissertação foi gestada a partir da provocação de se pensar, sentir e atuar com metodologias que valorizem a arte como caminho possível para estimular a participação social no processo de gestão da Reserva Extrativista (Resex) do Cassurubá. Tem no seu eixo estrutural a vivência da pesquisadora ressaltando o despertar para a valorização das artes e das culturas; a conexão com o território e suas comunidades, dialogando com a trajetória da criação da Resex do Cassurubá e seu contexto de mobilização e gestão. Traz como embasamento teórico a sociologia das ausências e a sociologia das emergências de Boaventura Souza Santos, as Criticas ao Modelo totalitário de Milton Santos e a Proposta de Metodologia Integrativa de Valéria Giannela. A prática do Teatro do Oprimido (TO) na oficina com o grupo de trabalho da Resex do Cassurubá, a experiência de Iaci Szajnweld na formação de gestores (as), bem como a proposta pedagógica e estética do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, contribuíram para tecer uma proposta para inserir o TO como metodologia possível para estimular a cultura da participação social no processo de gestão das Reservas Extrativistas (Resex). Dessa forma tem o propósito de contribuir para a formação de novos gestores (as) sociais capazes de lidar com a complexidade do presente e desenvolver habilidades para atuar na construção de um outro futuro, que pode emergir de nossas profundas mudanças.
Abstract: The master dissertation was conceived from the need of a way to think, feel and act with methods that valorize the art as a possible mean to promote social inclusion in the management of the “Reserva Extrativista do Cassurubá”. The main axis was my individual awakening as a researcher, though the practice, valorizing the arts and the culture; the connection with the territory and its communities, reporting the trajectory that brought us to the creation of the Reserve, and highlighting the context of social mobilization and management. The theoretical basis of the sociology of absences and emergencies from Boaventura Souza Santos, the criticism of the totalitarian from Milton Santos and the proposal of Integrative Methodology by Valeria Giannela brought the inspire to this research. Throughout these connections and from the experience brought by the Theatre of the Oppressed – TO, that was applied to the community and to form socio environmental stakeholders, I propose the adoption of the TO as a method to promote the culture of social inclusion in the process of management. This form intended to contribute in the formation of new socio environmental managers capable of dealing with social complexity of this and develop skills to built another future that may emerge from our deep changes.
Palavras-chave: Conselho Deliberativo
Gestão socioambiental
Teatro do Oprimido
Metodologias Integrativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35551
Data do documento: Set-2011
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